<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Veja nas gavetas dos avós, nos bolsos de fatos esquecidos ou no fundo de um cofre se encontra esta moeda: colecionadores pagam até 95 mil euros por ela

6 Agosto 2025
Forever Young

Os colecionadores de moedas reavaliaram as moedas cunhadas durante os anos da ditadura de Franco em Espanha e vendem-nas por uma fortuna em sites de segunda mão.

As moedas de 5 pesetas com o busto de Francisco Franco tornaram-se numa joia muito apreciada por colecionadores e especialistas numismáticos . Este ‘duro’, que antes era muito frequente, tem uma peculiaridade: o ano da cunhagem. Foi colocado em circulação em 1957 e, atualmente, é considerado uma peça histórica. O metal com que é cunhado é o curponíquel e pesa 5,75 gramas. Seu diâmetro é de 23 milímetros e deve ter espessura de 1,5 mm.

Em sites de segunda mão como o Wallapop atinge o valor de 95 mil euros e alguns especialistas poderiam lançá-lo em leilões com preços elevados (podem chegar aos 25 mil euros).

As pesetas, além disso, são escassas. Começaram a desaparecer gradualmente em 2002 com a entrada do Euro. Tanto as que traziam o rosto do rei emérito Juan Carlos I (pai de Felipe VI, atual monarca) quanto as do ditador Francisco Franco. Embora o Banco de Espanha tenha começado a cobrá-los até junho de 2021, há cidadãos que preferiram mantê-los, esperando que sejam reavaliados.

Veja nas gavetas dos avós, nos bolsos de fatos esquecidos ou no fundo de um cofre se encontra esta moeda: colecionadores pagam até 95 mil euros por ela