Partilhar

Venha conhecer o projeto “Informar sem Dramatizar” que combate estigmas e promove a literacia em saúde

Criado em 2021, o projeto “Informar sem Dramatizar” já alcançou 51 escolas, 244 turmas e chegou a 4840 alunos até ao ano letivo de 2022/2023. Esta iniciativa da União das Associações das Doenças Raras (RD-Portugal), destinada às crianças e aos jovens do pré-escolar, do 1.º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, pretende continuar a divulgar e abordar o tema das doenças raras sem estigmas, desconstruindo mitos, nas escolas em Portugal e nas instituições de ensino de língua portuguesa fora do país. Para o ano letivo 2023/2024, a RD-Portugal pretende aumentar estes números. O programa do “Informar sem Dramatizar” consiste na distribuição, junto das escolas, de materiais informativos e didáticos que ensinem as crianças e os jovens a compreender e a lidar com as doenças raras, a não discriminar pessoas com doença rara e/ou com deficiência e a aprender a fazer a integração das diferenças no seu dia a dia. Assim, o projeto contribui para ampliar o conhecimento que existe do tema, sensibilizar, de uma forma simples, para as especificidades das doenças raras e da deficiência e aumentar a literacia em saúde dos alunos, dos familiares e da comunidade. “Queremos que o projeto se torne um programa, executado uma vez em cada ciclo ao longo da vida escolar. Dessa forma, crianças e jovens serão progressivamente mais conhecedores do tema e estarão cada vez mais despertos para as necessidades de quem tem doença rara e deficiência por ela criada”, refere Marta Jacinto, responsável pelo projeto. As sessões do projeto “Informar sem Dramatizar” são implementadas em sala de aula pelos professores/educadores com materiais fornecidos pela RD-Portugal e têm a duração de aproximadamente 1h30, podendo ser divididas entre mais de uma aula ou disciplinas, tendo já passado por escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Beja, Faro, Leiria e dos arquipélagos…

28 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Criado em 2021, o projeto “Informar sem Dramatizar” já alcançou 51 escolas, 244 turmas e chegou a 4840 alunos até ao ano letivo de 2022/2023.

Esta iniciativa da União das Associações das Doenças Raras (RD-Portugal), destinada às crianças e aos jovens do pré-escolar, do 1.º, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, pretende continuar a divulgar e abordar o tema das doenças raras sem estigmas, desconstruindo mitos, nas escolas em Portugal e nas instituições de ensino de língua portuguesa fora do país. Para o ano letivo 2023/2024, a RD-Portugal pretende aumentar estes números.

O programa do “Informar sem Dramatizar” consiste na distribuição, junto das escolas, de materiais informativos e didáticos que ensinem as crianças e os jovens a compreender e a lidar com as doenças raras, a não discriminar pessoas com doença rara e/ou com deficiência e a aprender a fazer a integração das diferenças no seu dia a dia.

Assim, o projeto contribui para ampliar o conhecimento que existe do tema, sensibilizar, de uma forma simples, para as especificidades das doenças raras e da deficiência e aumentar a literacia em saúde dos alunos, dos familiares e da comunidade.

“Queremos que o projeto se torne um programa, executado uma vez em cada ciclo ao longo da vida escolar. Dessa forma, crianças e jovens serão progressivamente mais conhecedores do tema e estarão cada vez mais despertos para as necessidades de quem tem doença rara e deficiência por ela criada”, refere Marta Jacinto, responsável pelo projeto.

As sessões do projeto “Informar sem Dramatizar” são implementadas em sala de aula pelos professores/educadores com materiais fornecidos pela RD-Portugal e têm a duração de aproximadamente 1h30, podendo ser divididas entre mais de uma aula ou disciplinas, tendo já passado por escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Beja, Faro, Leiria e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

No ano letivo 2022/2023, o projeto expandiu-se a novos ciclos de ensino do pré-escolar, 2.º e 3.º ciclo, e iniciou o pré-piloto no secundário com a utilização de materiais do 3º ciclo. No futuro, a RD-Portugal prevê a construção de materiais indicados ao ensino secundário, dependendo da adesão das escolas ao projeto.

A inscrição da turma, escola ou agrupamento, pode ser feita aqui, em qualquer altura do ano letivo corrente.

Para mais informações acerca da RD-Portugal, visite-nos em https://raras.pt/. Siga @RD-Portugal no FacebookInstagramLinkedinTwitter.

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 10 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 11 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 12 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 13 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 14 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 15 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 16 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 17 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 2 dias

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 dias

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 2 dias

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.