Partilhar

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

É possível alterar ou cancelar a reserva? Qual o limite de bagagens que podemos levar? São muitas as perguntas para quem viaja em companhias low cost. Veja aqui as respostas.

21 Novembro 2024
Forever Young com DECO

O preço é apelativo, é o clique que o faz passar do sonho à realidade de viajar, começa por referir a DecoProteste. Mas deve ter muita atenção aos detalhes quando viaja por companhias de aviação low-cost, alerta logo de seguida. «Deve estar atento, logo à partida, enquanto efetua a reserva, pois os preços variam muito em função dos dias que faltam até ao voo, da bagagem que tenciona transportar consigo e do nível de ocupação do avião», sublinha a DecoProteste.

Cuidados com reservas em low-cost

Antes de tudo, certifique-se de que a reserva pode ser alterada ou cancelada em caso de necessidade. Nem sempre existe essa possibilidade na tarifa-base. E avalie se quer fazer o pagamento do custo adicional para o assegurar.

Se houver impossibilidade absoluta de viajar, o consumidor pode ter direito ao reembolso do valor pago, por exemplo, em caso de doença grave ou luto de um familiar. Contudo, o viajante fica dependente das condições contratuais que aceitou no momento em que fez a reserva ou da boa vontade da outra parte em aceitar uma solução que agrade a ambos.

A contratação de um seguro de viagem pode ser outra forma de se precaver contra imprevistos. Deve verificar, ainda durante a reserva, se o seguro faz parte do pacote adquirido. Ou, ainda, se acarreta um custo acrescido ou até se já dispõe de proteção, por exemplo, através de um cartão de crédito ou de outro seguro com este tipo de cobertura.

A escolha dos meios de pagamento também pode alterar o preço da viagem. É mais uma variável a ter em conta: pode, por exemplo, não haver acréscimo do preço ao pagar com MB Way ou cartão de débito, mas a fatura pode aumentar se usar os demais cartões, como os de crédito.

Para evitar um agravamento do custo, antes de confirmar, no passo final, a reserva da viagem, esteja atento ao valor definitivo. E também à eventualidade de o custo da reserva ser agravado por estar a usar um meio de pagamento que não seja o mais interessante. Faça uma simulação com as diferentes opções.

Incertezas na bagagem

O que pode levar a bordo e no porão? É uma das perguntas de mais difícil resposta nas viagens em low-cost. Quem viaja em low-cost opta por norma pela bagagem mais simples e o mais leve possível, para poder levá-la a bordo, e não no porão. As companhias low-cost cobram taxas variáveis de acordo com o número de malas e a ida para o porão pode significar um acréscimo de preço. E, em alguns casos, uma subida considerável de preço. Certifique-se da dimensão permitida das malas de cabine, já que pode variar conforme a companhia aérea.

Refeições à parte

O mesmo se aplica a refeições. Em viagens curtas, deve levar consigo algo que comer. Nas companhias low-cost, os alimentos disponíveis a bordo são vendidos à parte. Mais uma vez, deve fazer as contas: se a viagem for curta, é uma despesa que poderá evitar. Se, pelo contrário, estiver num voo de médio ou longo curso, deve avaliar o orçamento e, eventualmente, compará-lo com uma viagem numa companhia de bandeira. A diferença pode ser mínima e, mesmo pagando um pouco mais, viaja descansado, sem se preocupar com a alimentação a bordo.

Viajar com crianças

Além do brinquedo ou da manta preferidos da criança – um detalhe importante, a não esquecer – é fundamental que leve os documentos do menor e o respetivo boletim de vacinas. Se a criança tiver de viajar sem os pais, deve levar consigo uma autorização para tal.

Confirme o preço do bilhete: as crianças entre os 2 e os 12 anos ocupam, regra geral, um lugar próprio e os bebés podem viajar ao colo de um adulto. Os bebés também podem viajar numa cadeirinha de automóvel. Neste caso, é necessário fazer a reserva de um assento. Conforme o caso, convém falar previamente com a companhia aérea.

Deve ter em atenção, durante a viagem, com os horários da alimentação da criança e da toma de medicamentos, caso necessite.

Satisfação média com as três principais low-cost

Segundo um estudo da DECO PROteste realizado em outubro/novembro de 2022, o grau de satisfação com as três principais low-cost a operar em Portugal é mediano. Dentro da avaliação global – que incluía todas as companhias, incluindo as de bandeira – a satisfação com a Easyjet é de 6,8. Segue-se a Vueling, com 6,7 e a Ryanair, com 6,5. A escala utilizada foi de 0 a 10.

Tenha em atenção todos estes fatores antes de viajar. Se o preço é um isco, pode também ser uma ilusão…

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 5 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 6 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 6 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 7 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 7 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 7 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 8 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 9 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 9 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 9 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 10 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 10 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 10 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 11 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 11 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 11 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 12 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 13 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 13 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.