<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Voltar a estudar depois dos 50? Sim ou não?

29 Agosto 2022
Sandra M. Pinto

Ao longo da vida parece existir uma ordem para as coisas.: nascemos, vamos para a escola, depois para a universidade, trabalhamos, casamos, temos filhos e depois chega a reforma.

Mas a verdade é que cada pessoa vive a vida em circunstâncias diferentes, em sociedades diferentes e com possibilidades económicas mutáveis. Não há um manual a seguir: apenas a sua bússola interna marca o caminho certo.

Quando se fala em estudar, associamos sempre à juventude. Mas a realidade é que aos 30, 40 ou mesmo depois dos 50 voltar a estudar é, de fato, uma possibilidade válida.

Vale a pena voltar para a escola depois dos 50? Claro que sim! Se é algo que lhe apetece fazer avance. Se enquanto jovem não conseguiu estudar o que queria ou talvez não tivesse essa vontade, agora é a altura de se reinventar.

Quando falamos em estudar não associamos obrigatoriamente a carreira universitária, mas incluímos também uma especialização em outros temas, como aprender um idioma, um ofício, novas ferramentas de informática, culinária etc.

Superar obstáculos
Dependendo da sua vida e da sua situação económica, estudar pode ser mais ou menos acessível. Se é muito caro, procure as aulas relacionadas com o tema do seu interesse.

Se não tem muito tempo livre, experimente cursos online que permitem que faça os cursos no horário que quiser.

As vantagens de estudar depois dos 50
A maior vantagem: você faz isso porque tem vontade. Aos 20 anos, muitos seguem a carreira porque é o que a sociedade espera que façam, por mandato familiar ou porque não têm outro projeto.