10 atividade e brincadeiras “à antiga” para entreter as crianças em casa

Esqueça os dispositivos electrónicos. Estes são os clássicos da sua infância que os mais novos vão também adorar.

Quando éramos mais novos, muitas eram as brincadeiras e atividades que nos pareciam entreter “horas a fio”. Brincar na rua com os amigos, construir fortes, desenhar, ler livros ou olhar pelo telescópio, por exemplo. Atualmente com o apogeu da Internet e dos dispositivos eletrónicos parece ser mais complicado focar a atenção das crianças neste tipo de atividades mais saudáveis.

Estes dias de quarentena, fechados em casa por culpa do surto de Covid-19, podem ser uma oportunidade única para experimentar novas brincadeiras com os mais novos. É necessário entreter e manter as pequenas mentes estimuladas. Ficar horas a fio em frente do televisor ou smartphone não é opção.

[Leia também: As coisas que deve evitar (a todo o custo) dizer aos seus netos]

Descubra aqui algumas sugestões de atividades – que provavelmente recorda da sua infância – que podem ser um êxito junto dos seus filhos ou netos.

1. Cama de gato
Fácil de aprender e bom para todas as idades, este é um jogo que envolve um fio entrelaçado entre os dedos das mãos. Cada participante terá a missão de criar (e desmontar) estruturas cada vez mais complexas. Este é um exercício que trabalha a coordenação entre a visão e as mãos e que exige trabalho em equipa

2. Saltar à corda
Pegue numa corda e ensine os mais novos a fazer todos os truques mais divertidos. De preferência em grupo. Este é um tipo de exercício intenso que promete gastar muita energia e que é ótimo para trabalhar a coordenação de movimentos e o equilíbrio.

3. Jogar Mikado
O Jogo do Mikado é um excelente jogo para trabalhar a motricidade, a destreza manual e a concentração de forma lúdica e divertida. E ainda tem mais vantagens se antes de o jogar o construir com o seu filho ou neto. É diversão garantida!

4. Construir um forte
Seja com almoçadas, lençóis ou com uma mistura dos dois, o essencial é que dedique uma zona de um quarto para construir um pequeno “cantinho” que os mais novos irão adorar. Vá buscar lanternas e livros, coloque tudo no interior e deixe que eles fiquem lá dentro a ler histórias durante a noite.

5. Andarilhos feitos de lata
Este é um projeto divertido. Vá buscar algumas latas antigas de café ou fórmula e arranje uns quantos novelos de lã. Ate os fios às latas e deixe que a criança coloque os seus pés sobre as mesmas. Veja como ela se irá divertir a andar pela casa, sentindo-se bem mais alta que o normal. Por que não organizar corridas entre irmãos?

6. Fazer geleia caseira
A maior parte das crianças gosta de estar na cozinha. Adoram poder ajudar com os cozinhados, sobretudo se isso envolver receber um pequeno doce no final. Fazer geleias com restos de frutas é algo bem divertido e fácil, que permite que as crianças ajudem verdadeiramente e coloquem a “mão na massa”.

7. Acampar no jardim
Se tiver um jardim tem que organizar uma noite de campismo no exterior. Esta é uma forma segura de aproximar as crianças da natureza e de as afastar das tecnologias. Crie uma história, uma aventura, em torno de toda a situação para tornar tudo mais divertido.

8. Caça aos ovos da Páscoa
Com os ovos coloridos ou mesmo de chocolate comprados no mercado, a brincadeira de caça aos ovos é pura diversão. Mas não se limite em apenas escondê-los, incremente a brincadeira fazendo com que as crianças sigam as patas dos coelhos, que podem ser feitas com três pontas de dedos lambuzados de açúcar em pó.

9. Guerras de polegares
Com regras fáceis e sem exigir grandes materiais isto é algo que pode fazer a qualquer hora do dia. Basta exercitar os polegares e ver quem consegue colocar o seu por cima do adversário. É uma ótima e saudável forma de resolver algum tipo de disputa. Ou claro, simplesmente algo para passar o tempo.

10. Jogo da dança das cadeiras
Faz-se uma roda com as cadeiras e coloca-se uma música a tocar. As crianças começam a dançar à volta das cadeiras, mas tem que haver uma pessoa que vai baixando o som da música. Quando o som parar por completo as pessoas têm que se sentar nas cadeiras, quem ficar de pé perde e sai do jogo.

 

[Leia também: 10 formas de mostrar bondade para com os seus vizinhos, em tempos de Covid-19]

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...