Partilhar

112: mais de metade das chamadas são falsas ou não reportam emergências

Mais de metade das chamadas feitas para o serviço 112 no ano passado foram falsas ou não reportavam situações de emergência, indicou hoje a PSP, que coordena o número de emergência europeu em Portugal.

11 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Por ocasião do Dia Europeu do 112, que hoje se assinala, a Polícia de Segurança Pública avança que, no ano passado, o serviço 112 recebeu 5.851.146 chamadas, uma média de 15.987 chamadas por dia, que foram atendidas aproximadamente em 10 segundos.

A PSP dá também conta que 59% do total das chamadas feitas em 2024 (3.461.045) foram indevidas, ou seja, foram falsas ou reportavam situações que não necessitavam de socorro imediato.

Entre as situações que não são de emergência e por isso não merecem uma chamada para o 112, estão acidentes só com danos nas viaturas, furto em viaturas, barulho e os casos em que se deixa as chaves dentro de casa.

Nestes casos, a PSP aconselha as pessoas a ligarem para a esquadra da área de residência.

Os dados desta força de segurança referem igualmente que 78% das chamadas foram atendidas e 1.292.384 foram abandonadas por quem ligou para o 112 antes de serem atendidas pelo operador.

Das 5.851.146 chamadas, foram registadas como emergências 1.366.574, o que corresponde à prestação de socorro em 113.881 ocorrências por mês e 3.733 por dia.

O número de emergência 112 é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM, bombeiros e Autoridade Marítima.

A PSP salienta que as causas das chamadas para o serviço 112 mantiveram a tendência no ano passado, com 85% do total de emergências para a área da assistência médica, seguida dos crimes (77.825 chamadas), acidentes rodoviários (54.186) e incêndios (28.791).

O serviço 112 é um contacto de emergência gratuito que funciona 24 horas por dia nos 27 Estados-membros da União Europeia.

Em Portugal, o serviço 112 compreende o centro de coordenação nacional e quatro centros operacionais (Norte, Sul, Açores e Madeira) que garantem o atendimento a nível regional.

A PSP considera ser “muito importante que os cidadãos saibam em que situações podem recorrer ao número de emergência 112” para evitar “o congestionamento da linha por motivos não urgentes”.

Segundo a polícia, constituem emergências a reportar para o 112 as situações que envolvam pessoas em risco de vida e com necessidade imediata de assistência médica, crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada, incidentes graves como inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários com feridos ou que impliquem risco para a circulação e descoberta de crianças e idosos perdidos.

“Em qualquer outra situação, o cidadão deverá contactar diretamente a esquadra ou corpo de bombeiros locais e, nas situações relacionadas com a saúde, deverá ser contactado o SNS 24 através do 808 24 24 24”, indica ainda a PSP.

O 112 é a primeira linha de atendimento em qualquer situação de emergência, seja de saúde, incêndio, segurança ou proteção de pessoas e bens. O serviço é coordenado pela PSP e chamadas reencaminhadas de acordo com a situação de emergência.

CMP // FPA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Óbito: Morreu o ator Peter Navy Tuiasosopo

há 1 segundo

Esta é a forma mais eficiente de ventilar a casa durante o inverno

há 18 minutos

Aspirina: não fique na ignorância e descubra os riscos de a tomar todos os dias

há 49 minutos

Será que as amígdalas podem mesmo voltar a crescer depois de serem removidas? Surpreenda-se com a resposta

há 1 hora

Pensões: «Não vai ser feita qualquer alteração estratégica no sistema nesta legislatura», assegura governante

há 1 hora

Adoce a boca da sua cara metade com esta edição especial e celebrem o Dia dos Namorados com um simbolismo ainda maior

há 2 horas

Investigação privada em Portugal cresce a “olhos vistos”: adultério e fraude são os “culpados”

há 2 horas

Aqueça o dia mais romântico do ano com estes noodles artesanais vermelhos: especiaria japonesa celebra o amor pela gastronomia

há 2 horas

Quer apimentar o jantar do Dia dos Namorados? Faça-o com este menu repleto de especialidades gastronómicas oriundas do Sudeste Asiático

há 3 horas

O Dia de São Valentim não tem de ser só para casais: se está sozinho também o pode (e deve) celebrar

há 3 horas

Especialistas pedem que não se entenda assim a roupa: «pode causar sérios danos pulmonares»

há 3 horas

Queratose pilar: uma em cada duas pessoas sofre desta condição, referem os especialistas. Saiba em que consiste

há 3 horas

Aneurisma da aorta: especialista explica a condição que levou Rosa Mota aos cuidados intensivos

há 4 horas

Descobrimos os segredos de Shakira para manter a boa forma aos 48 anos: venha conhecê-los

há 4 horas

Dia Mundial do Doente: «Reforma do sistema de saúde e aumento da produtividade», Luís Duarte Costa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

há 4 horas

Para ficar a saber: a influência do peso e da autoestima na satisfação sexual

há 4 horas

«Quase metade dos homens portugueses teve ou considerou ter um caso em férias, apesar de estar numa relação», revela estudo

há 5 horas

Opinião: «Dia Mundial do Doente, a data para relembrar que mesmo numa maca o doente não perde os seus direitos», de Ana Isabel Pedroso, especialista em medicina interna e medicina intensiva

há 5 horas

Depois do Super Bowl, Kendrick Lamar anuncia concerto em Lisboa

há 5 horas

Se anda na rua hoje, cuidado: 6 distritos do continente português estão sob aviso amarelo

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.