<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

3 conselhos para combater a nova epidemia mundial

3 dicas para combater a nova epidemia mundial
14 Janeiro 2019
Forever Young

O facto de muito da vida moderna se desenrolar em ecrãs, de telemóveis, tablets e computadores, pode ser o responsável pelo aumento do número de míopes em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) começa a considerar a miopia uma epidemia em muitos países, devido ao crescimento do índice de indivíduos que sofrem dessa deficiência visual. A previsão é de que, em 2020, cerca de 35 por cento da população mundial sofra de miopia e que, em 2050, o número tenha alcançado mais de metade da população, para os 52 por cento.

De acordo com um relatório, corroborado pela OMS, estas são algumas medidas e tratamentos que podem ajudar a retardar o aumento das dioptrias – a unidade de medida que determina o grau de miopia.

 

Atropina

Segundo a OMS, uma dose de 0,01 por cento de atropina tem poucos efeitos colaterais. A aplicação de baixas doses de colírio da substância nos olhos é apontada como eficaz na redução da miopia.

Especialistas defendem que a atropina, quando administrada diariamente em dose baixa, estimula os músculos dos olhos o suficiente para controlar a miopia e prevenir o seu avanço:

 

Óculos

Os óculos multifocais podem reduzir ligeiramente a taxa de progresso da miopia, enquanto as lentes bifocais, por sua vez, estão associadas a reduções substancialmente maiores.

García Layana defende ainda um novo método que ajuda a combater e reduzir a miopia, – um tratamento que não requer cirurgia -, pois apenas implica o uso de lentes de contato rígidas à noite.

 

Atividades ao ar livre

Há dados que confirmam que o tempo passado ao ar livre pode retardar a aparição e possivelmente reduzir a progressão da miopia.

No entanto, ainda não se sabe, precisamente, que mecanismo ou fator faz com que as atividades ao ar livre exerçam um efeito protetor, no entanto, o facto de o olho, nessa condição, esteja mais focado em objetos distantes, pode ser um raciocínio lógico, segundo Alfredo García Layana, especialista em oftalmologia da Clínica da Universidade de Navarra, em Espanha.