Partilhar

3 estratégias de sucesso para viver uma vida com propósito após os 50

O autor de “Replace Retirement” apresenta as principais ferramentas para conseguir atingir um sentido de realização e gratificação ao longo da segunda metade da sua vida.

27 Novembro 2019
Forever Young

Cada vez mais parecemos estar cientes das possibilidades que a chegada da reforma pode trazer para as nossas vidas. Longe está a ideia pré-concebida e negativa de que a segunda metade das nossas vidas é apenas um período de declínio e de inatividade.

O novo livro de John D. Anderson, “Replace Retirement” parece ajudar a confirmar que o período da nossa reforma pode ser de facto uma altura revigorante, que nos pode trazer uma enorme gratificação. Para tal, o autor define 3 “caminhos”. 3 possibilidades que devemos explorar nesta fase das nossas vidas com o objetivo de dar mais significado à nossa existência diária. É recomendado que se foque num destes caminhos em particular, podendo obviamente igualmente seguir as recomendações das outras duas opções.

Eles são:

  1. Atinja a mestria profissional
  2. (Re)Viva um sonho
  3. Melhore o Mundo em seu redor

Vamos agora perceber exatamente as mais-valias que Anderson acredita estarem presentes nestas 3 possibilidades.

  1. Atinja a mestria profissional

Na primeira metade das nossas carreiras, muitos de nós, procuramos atingir o sucesso, que invariavelmente se caracteriza por um destes fatores: salários, promoções, prémios, etc. É normal. É isto que o mercado capitalista exige de nós. No entanto, perseguir o sucesso desta forma pode ser algo que nos deixa “vazios”. Ao contrário, se fizermos algo que têm um enorme significado para nós isso irá dar-nos um vasto sentimento de realização profissional e pessoal.

A oportunidade que nos chega depois dos 50, é de exatamente definir tudo aquilo que foram experiências relevantes no passado. Identificando as áreas e funções profissionais em particular que maior energia e gratificação nos trouxeram.

Ser mestre em algo, é conseguir ter um vasto conhecimento e altas competências numa determinada área. É exatamente isto que dever procurar atingir. Ao selecionar exatamente a área de expertise profissional que mais valor e energia lhe traz, ficará mais perto de assegurar que está a ter uma contribuição relevante para si e para o Mundo.

Esta pode ser uma experiência extremamente libertadora. Talvez o faça começar um negócio próprio. Ou em alternativa pode até continuar a trabalhar para a sua empresa, mas em outras funções, eventualmente enquanto trabalhador externo, por exemplo. Pode ser diferente de pessoa para pessoa. O importante é que consiga maximizar o seu contributo profissional, sem se ocupar com tarefas que lhe retiram energia e que não são minimamente relevantes para si.

  1. (Re)Viva um sonho

Uma excelente oportunidade que surge nesta fase da sua vida é a possibilidade de se dedicar a reviver um sonho antigo. Porventura, algo que teve que deixar de fazer na altura em que começou uma carreira profissional.

Agora que tem mais tempo, mais conhecimento e experiência, é a altura certa para definir a sua agenda em torno destas outras ambições, estejam elas relacionadas com as Artes, com a Ciência ou com o Desporto.

Se é uma pessoa visual, tente começar a pintar. Compre um caderno e vá para o exterior desenhar. Inscreva-se num curso de fotografia ou de design gráfico.

Se por outro lado sempre sonhou ser escritor, então aproveite esta altura. Comece a elaborar os seus textos e partilhe-os com o Mundo. Tente publicar o seu próprio livro. Comece um blog ou junte-se a um grupo de escritores amadores.

Existem inúmeras possibilidades. O que é certo é que a História está cheia de pessoas, autores, pintores e criadores que concretizaram as suas melhores obras depois dos 60. Alguns génios como Picasso, Monet e Wagner continuaram a trabalhar a alto nível até ao final das suas vidas.

  1. Melhore o Mundo em seu redor

Hoje em dia, cada vez mais empresas identificam como seu objetivo a responsabilidade social. Este é um tema que ganhou uma grande importância nos últimos tempos. No entanto existe ainda muito a fazer para melhorar as vidas das comunidades em nosso redor.

A partir da idade reforma poderá finalmente dedicar-se a alguns destes tópicos. A verdade é que as grandes mudanças são muitas vezes atingidas por um conjunto de gestos pequenos. Procure estas pequenas oportunidades de melhorar as vidas e o Mundo em seu redor.

Seja a ajudar as crianças das suas comunidades, através de mentoria ou através do apoio e recolha alimentar. Seja a tentar ajudar a resolver problemas maiores como o tráfico humano ou a poluição ambiental, a verdade é que existem inúmeras possibilidade de fazer a diferença. Aproveitando esta fase da sua vida para criar um legado preenchido de significado.

Mais Recentes

Longevidade: fique a par das 8 dicas para viver mais de 100 anos

há 4 horas

Alerta: «Medicamentos naturais “destroem” o fígado», afirma estudo

há 4 horas

Viva a segunda-feira sem stress: descubra as 8 dicas para começar a semana mais motivado

há 4 horas

Óbito: Morreu Clem Burke, baterista dos Blondie

há 4 horas

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

há 5 horas

Dormir com luz acesa pode aumentar risco de diabetes, revela estudo

há 5 horas

Não acelere o envelhecimento: deixe já de fazer estas 7 coisas

há 5 horas

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 6 horas

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 6 horas

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 6 horas

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 6 horas

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 6 horas

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 6 horas

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 7 horas

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 7 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 7 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 7 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 8 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 8 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.