Vamos ser sinceros: as pessoas mentem constantemente. Seja através de respostas vagas, omissão de informação ou verdades exageradas, todos já contámos doses consideráveis de mentiras. É algo que faz parte da experiência humana. Por vezes mentimos inclusive com intuito de ajudar os outros ou evitar mais sofrimento alheio.
No entanto, a grande maioria das pessoas valoriza a honestidade. Queremos assegurar que as pessoas que estão na nossa “esfera” são de confiança e como tal reagimos negativamente sempre que descobrimos mentiras escondidas pelos nossos familiares, parceiros ou amigos.
Sendo certo que nem sempre é fácil perceber quando nos estão a mentir, é verdade que existem algumas estratégias que podem auxiliar este processo. Uma abordagem cognitiva na deteção de mentiras pode ser muito eficaz, por exemplo.
Eis algumas das principais técnicas que deve utilizar.
- Reforçar o “peso cognitivo”
Mentir exige um elevado esforço mental. Temos que manter a concentração e a capacidade de inventar um discurso coerente. Esta técnica passa por tornar tudo isso mais difícil. A ideia consiste em criar diversos estímulos cognitivos que obriguem a outra pessoa a utilizar muito a sua mente e o seu próprio raciocínio. Procurar questionar a memória da pessoa, criar distrações ambientais (ex. barulho), provocar emoções fortes (ex. medo ou raiva), são tudo “instrumentos” capazes de cansar a outra pessoa e tornar mais difícil o persistir da mentira.
- Encorajar a pessoa a falar mais
De forma geral, as pessoas que são sinceras têm facilidade em acrescentar mais informação relevante sempre que são questionadas. Já os mentirosos serão forçados a “fabricar” detalhes fictícios adicionais, aumentando assim a probabilidade de cometer erros ou inconsistências. Sendo assim é recomendado que procure solicitar o máximo de detalhes possível. Peça à outra pessoa para descrever todos os pormenores de uma determinada situação.
- Questões pouco prováveis
É assumido que se for dado muito tempo a um mentiroso eles conseguirá preparar e inventar muitas respostas. Irá antecipar todas as principais perguntas e encontrar formas eficazes de as esclarecer. Este nível elevado de preparação pode dificultar a detecção de um mentiroso. Como forma de procurar resolver este problema, é recomendado que faça algumas questões mais insólitas e menos óbvias. Estas perguntas devem ser acessórias e abordar temas paralelos ou pouco relevantes. A verdade é que as pessoas honestas provavelmente terão bastante maior facilidade em dar respostas coerentes a estas questões adicionais.