5 atividades físicas que prolongam o bom funcionamento dos batimentos cardíacos

Não é novidade que a prática desportiva faz bem à saúde, mas há alguns desportos que beneficiam mais o funcionamento cardíaco.

Para que os treinos possam ser sempre variados, o Urban Sports Club sugere algumas modalidades que ajudam a manter o coração saudável.

Natação
Independentemente da idade dos atletas, são muitos os especialistas que recomendam a prática de natação para combater os mais diversos problemas de saúde. E não é por acaso! Esta modalidade, em que todos os músculos do nosso corpo entram em ação, está repleta de benefícios, seja para o coração, as articulações, o peso ou a postura.

Ténis
Um dos clássicos do desporto em Portugal, que tem destaque o ano inteiro graças ao tempo ameno para atividades ao ar livre até no inverno.

Os desportos de raquete (ténis, ténis-de-mesa, badminton, squash ou padel) são sempre divertidos e dinâmicos, e ajudam a acelerar o coração.

Artes Marciais: Tai Chi
O Tai Chi tem fortes evidências de benefícios tanto na prevenção quanto na recuperação de problemas cardíacos, já que melhora o condicionamento aeróbico, comprovado por testes cardiopulmonares.

O Tai Chi promove uma combinação de fatores benéficos para eventuais problemas cardíacos: trabalha a respiração, em sincronia com os movimentos, o que cria um maior relaxamento e, consequentemente, reduz a pressão.

Dançar
Se “quem canta seus males espanta”, quem dança tem uma vida mais saudável! Para quem não é o maior fã de idas ao ginásio, a dança é uma alternativa divertida, em grupo ou individualmente, e menos monótona do que um conjunto de máquinas para treino individual.

A dança, por estimular uma melhor circulação do sangue, é uma atividade amiga do coração.

Pilates
Atividades físicas moderadas e regulares, como o Pilates, reduzem o risco de problemas cardíacos. O Pilates é uma das atividades que trabalha o corpo e a mente, promovendo o aumento da capacidade respiratória, o ganho de massa muscular e uma maior oxigenação sanguínea durante o exercício, o que, consequentemente, aumenta o bom funcionamento cerebral.

 

Ler Mais