Nada mais natural, afinal, todas as pessoas gostariam de chegar aos “anos dourados” com saúde e sem dificuldades. Para garantir isto, existe até mesmo o FIRE movement, que propõe trabalhar muito e poupar o que puder entre os 20 e 40 anos. Mas será que apenas isso é suficiente?
Atingir uma idade avançada com dificuldades financeiras e sem uma fonte de renda com a qual se sustentar pode ser muito complicado. Nem todas as pessoas conseguem continuar a trabalhar quando a idade chega, mas as contas não param de chegar. Portanto, contar com algumas reservas financeiras é essencial para garantir uma reforma tranquila. E começar a guardar hoje para ter amanhã não é difícil.
Para o ajudar a conquistar a sua tão merecida reforma, organizamos algumas dicas e cuidados a ter com o seu dinheiro.
Investir em património ativo
Património ativo é todo aquele que gera lucros contínuos para o seu proprietário, por exemplo, bens imóveis para arrendamento. Para quem deseja garantir alguns anos de tranquilidade na reforma, investir neste tipo de património é uma das melhores opções. Mas é necessário ter cuidado com o excesso de bens de consumo, que apenas geram gastos e não trazem nenhum retorno, como os carros.
Começar a poupar mais cedo
Guardar dinheiro gradualmente deve ser um hábito para quem deseja chegar à terceira idade sem dificuldades financeiras. E, quanto mais cedo começar a poupar, mais fácil será garantir uma renda suficiente para viver bem quando chegar lá. O ideal é que este hábito aconteça ainda na juventude, mas infelizmente não são muitos os jovens que o cultivam. No futuro, isto pode tornar-se um problema.
Não depender da previdência
Para muitos trabalhadores que não possuem o hábito de guardar dinheiro, a previdência representa a única fonte de renda futura. No entanto, isto é um erro, já que não cobre todos os gastos necessários na terceira idade. Portanto, em vez de depender exclusivamente dela, o ideal é que aplique o seu dinheiro em outros tipos de investimentos, que sejam mais rentáveis e cujo controlo esteja do seu lado.
Deixar dinheiro na poupança
Apesar da caderneta de poupança não ser a melhor aplicação para quem deseja juntar dinheiro, pode servir como incentivo. Ela costuma ser muito mais segura do que a maioria das outras aplicações disponíveis, e o seu rendimento é sempre garantido. Então, para quem desejar começar a guardar dinheiro para a reforma, começar pela previdência pode ser um bom primeiro passo para tal.
Ter boas práticas financeiras
Além das atitudes citadas anteriormente, existem vários outros hábitos que podem ser adotados agora para garantir uma renda futura. Ter um orçamento mensal e controlar todos os gastos, por exemplo, pode evitar muitas dívidas. Assim como reservar uma parte do dinheiro guardado para contratar um plano de saúde de qualidade, que seja capaz de atender às suas necessidades de imediato.