<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

5 cuidados diários para aliviar sintomas da Doença Venosa Crónica

28 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Os sintomas da Doença Venosa Crónica agravam nos meses mais quentes, mas não espere pelo verão para tratar as suas pernas

A sensação de pernas pesadas e cansadas, a comichão e o inchaço são alguns dos sinais e sintomas de Doença Venosa Crónica (DVC), muito desconfortáveis e incapacitantes, que podem ter impacto no dia a dia do doente. Apesar de haver um agravamento dos sintomas no verão, é fundamental cuidar da saúde das pernas em qualquer época do ano.

A DVC afeta as paredes e válvulas das veias das pernas e por isso pode manifestar-se através do aparecimento de derrames, varizes, edema e pigmentação da pele.

“Os sintomas da DVC estão associados à dificuldade na circulação do sangue das pernas para o coração, pelo que podem ser minimizados através de uma série de cuidados diários para promover a boa circulação venosa e retardar a progressão da doença”, refere o Dr. Roger Rodrigues, Médico Especialista em Cirurgia Vascular do Hospital de Braga.

“Por ser uma doença crónica e evolutiva, a DVC tende a progredir com o abandono do tratamento e dos cuidados diários que muitos doentes adotam durante os meses mais quentes para melhorar a circulação sanguínea. Por isso, é crucial que o doente mantenha o tratamento ao longo de todo o ano e vigie a sua evolução. Em caso de dúvida, deve procurar um profissional de Saúde”, acrescenta o especialista.

5 cuidados diários para aliviar sintomas da DVC, durante todo o ano:

1.     Fazer exercício físico regulamente, mesmo que o tempo mais frio não seja tão convidativo;

2.     Exercitar as pernas em todas as circunstâncias;

3.     Passar água fria nas pernas, ao deitar, para estimular o funcionamento venoso e aliviar a dor e sensação de pernas pesadas;

4.     Movimentar as pernas antes de dormir;

5.     Elevar as pernas durante o sono para estimular o retorno venoso.

 

Quanto ao tratamento, este depende da situação de cada doente e da gravidade dos sintomas, pelo que deve ser adaptado caso a caso, podendo incluir medicamentos venoativos, compressão elástica, ou até mesmo intervenções cirúrgicas. A compressão e a medicação são medidas habitualmente prescritas de forma contínua, mas deve sempre avaliar a situação com o seu médico. Saiba mais em www.dornaspernas.pt.