Manter uma relação saudável e feliz nem sempre é fácil. Apesar de tudo aquilo que as séries de TV e os filmes nos tentam dizer, a verdade é que uma relação séria de longo-prazo é um enorme desafio. É necessário esforço e energia para assegurar a felicidade de ambos os membros do casal. Não é algo que simplesmente acontece.
Os resultados desse “trabalho” normalmente são bastante positivos. Os casais que demonstram capacidade para falar sobre os seus problemas e encontrar soluções de futuro são também os que acabam por conseguir prolongar mais o sucesso da sua união.
Recentemente o portal YourTango, recolheu o contributo de inúmeros especialistas com o objetivo de identificar algumas das dicas e estratégias mais eficazes para ajudar a proteger o bem-estar de um qualquer relacionamento amoroso. Eis as principais conclusões.
-
Construir uma boa base
Os hábitos e regras que se definem no começo da relação são determinantes para promover o futuro sucesso do casal. As características que mais definem a personalidade das pessoas no começo da relação tendem a tornar-se progressivamente mais evidentes com o passar dos anos.
De maneira geral, a confiança é um elemento essencial. Se não consegue acreditar na sinceridade da outra pessoa, se não acredita que ele estará lá quando mais necessitar ou que este estará sempre atento aos seus interesses, então mais vale estar sozinho.
A honestidade é determinante. Uma mentira grande ou pequena pode destruir a base de uma relação. Escolha promover esta sinceridade logo desde o início.
-
Respeito
Nada é pior do que sentir que já não existe respeito. Nenhuma relação consegue sobreviver num “oceano” de ressentimentos, frustrações e agressividade. Para garantir que isto não acontece é fundamental que saiba ouvir e respeitar as necessidades do seu parceiro.
Um indivíduo que continuamente não cumpra um pedido da sua parceira ou parceiro estará a demonstrar uma enorme falta de interesse e cuidado. Isto irá dar aso ao agudizar de frustrações. Com o passar do tempo esta falta de atenção irá afastar por completo o casal. Não deixe isto acontecer, não deixe de comunicar.
-
Uma vida sexual gratificante
O sexo é uma parte essencial de qualquer relacionamento. É fundamental que o casal consiga sempre manter um certo nível de intimidade ao longo da sua relação. Sendo certo que é natural que possam existir ideias diferentes relativamente a quantidade de sexo que se deseja, o importante é que o casal consiga atingir um compromisso. Uma decisão que demonstre um esforço de ambas as partes para ir ao encontro da sensibilidade do outro. Mais uma vez, para este efeito, é essencial que o casal consiga falar abertamente sobre o tema.
-
Cuide de si
É muito importante que numa relação nenhuma das partes esteja completamente dependente da outra para obter felicidade. Infelizmente é comum que uma das pessoas acabe por dedicar toda a sua vida e atenção à outra. Deixam de ter uma vida própria, de conviver com amigos ou de praticar certos hobbies. O seu único objetivo é cuidar do parceiro amoroso. Isto não é saudável nem sustentável a longo-prazo.
Para o sucesso de uma relação é essencial que o casal consiga ir buscar gratificação a elementos externos à relação. O afastamento temporário apenas irá fazer lembrar o quanto gostam um do outro. Partilhar experiências que tenham vivido sozinhos é uma parte importante de qualquer relação, pois assegura que mantém a interação estimulante e interessante.
-
Fazer o outro sentir-se amado
Expressar o nosso amor pode parecer algo bastante simples e claro, todavia raramente o é. A verdade é que normalmente expressamos o nosso amor da forma como gostaríamos de o receber e não propriamente da forma mais ajustada ao que o nosso parceiro necessita.
Existem milhares de diferentes formas de expressar amor. Para algumas pessoas isso pode significar um simples abraço, para outras passa por levar o lixo à rua todos os dias. Para algumas pessoas uma peça de joelharia é a expressão máxima de amor, para outras é bem mais importante passar um dia inteiro juntos.
O segredo passa por perceber exatamente como a outra pessoa deseja ser amada. Ao entender e praticar isso irá garantir que a outra pessoa se sentirá realmente feliz, respeitada e amada.