A 55+, a startup dedicada à economia social que visa empoderar e integrar pessoas com mais de 55 anos no mercado de trabalho e sociedade, lança um mural manifesto assinado pela artista plástica e de arte urbana Vanessa Teodoro que ilustra o Talento acima dos 55 anos, através de 100 caras e pessoas reais que provam que “Envelhecer não é sorte.
É Talento”. O mural que pretende combater e alertar para o idadismo será erguido na fachada da Casa do Impacto, na Rua da Rosa, em Lisboa. A iniciativa conta com o apoio do Hub da nova geração de empreendedores de impacto que recebe este mural e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Ao abrigo da iniciativa lançada em 2023 “Envelhecer não é sorte. É Talento.”, e com o apoio da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), da Portugal Inovação Social e da Fundação Millennium, a 55+ convidou a artista Vanessa Teodoro para criar o mural participativo “Dar Cara o Talento”, uma obra de arte plástica composta por 100 pessoas reais, entre os 55 e os 95 anos, que deram a sua cara para combater os preconceitos, estereótipos e a discriminação baseada na idade, como também para alertar o valor da sua longa experiência e direito a uma vida ativa e integrada na sociedade.
Com cerca de 140 m2, o mural vai cobrir a fachada da Casa do Impacto, na Rua da Rosa, uma das artérias de referência da zona do Bairro Alto, onde passam, diariamente, milhares de pessoas, de várias gerações, nomeadamente as mais jovens, impactando-as de forma positiva, usando a arte como catalisador da poderosa mensagem da plena integração de pessoas acima dos 55 anos. A peça será oficialmente inaugurada no dia 8 de setembro, pelas 18h00, e estará disponível até tempo indeterminado, quando a sua manutenção e preservação o ditarem.