6 técnicas para ajudar a regular as suas emoções, defendidas por especialistas

Perceba a importância de um correto equilíbrio emocional para o seu bem-estar e descubra como o pode atingir.

A regulação emocional é um conceito que se define como a capacidade de um indivíduo alterar o seu estado emocional. Habitualmente este skill envolve a capacidade de mudar os nossos pensamentos ou comportamentos com o objetivo de gerar um melhor resultado emocional.

Uma eficaz regulação emocional pode ser capaz de nos ajudar a sentir melhor tanto no curto prazo como no longo prazo. Quem tem esta capacidade tende nomeadamente a conseguir ultrapassar mais facilmente experiências stressantes. Já pelo contrário, quem não o consegue fazer tão bem acaba por lidar com as emoções negativas de uma forma menos saudável, seja através do consumo alcool , drogas ou simplesmente através de respostas exageradas.

[Leia também: 5 estratégias (simples) para iniciar uma mudança positiva na sua vida]

Existem inúmeras técnicas e estratégias capazes de fortalecer a nossa capacidade de controlo emocional. Estes exercícios serão capazes de nos ajudar a sentir melhor e menos ansiosos.

Conheça agora alguns dos principais skills e técnicas que deve ser capaz de dominar ao longo deste processo de regulação emocional.

 

  1. Autoconhecimento

Sem uma forte capacidade de perceber como nos sentimos, torna-se bastante mais difícil conseguir obter um maior equilíbrio emocional. Deve sempre procurar estar a atento aos seus sentimentos e permanecer vigilantes em relação a qualquer tipo de alteração ou manifestação.

 

  1. Aceitação emocional

Esta é a capacidade que temos de experienciar certas emoções mais negativas sem as julgarmos ou sem nos julgarmos a nós próprio. Basicamente passa por aceitar certas emoções mais negativas sem as ignorar ou “afastar” por completo. A verdade é que quando não nos permitimos sentir certas coisas vamos estar apenas a acentuar ainda mais o problema e não seremos capazes de o controlar.

 

  1. Cognição emocional

Existem inúmeros processos e exercícios capazes de auxiliar uma regulação emocional. Um dos mais eficazes passa pela capacidade de “ativar” certas regiões do cérebro mais associadas a conceitos e sentimentos positivos. Uma forma eficaz de atingir isto é memorizar um conjunto de frases e palavras positivas/inspiradores. Ao passar por momento mais difíceis, lembrar estas palavras pode ser capaz de trazer algum benéfico equilíbrio.

 

  1. Atenção emocional

Outra forma eficaz de regular as nossas emoções é simplesmente ser capaz de redirecionar a nossa atenção para algo mais positivo. Quando nos focamos nos aspetos mais negativos sentimo-nos pior; quando nos focamos nos aspetos mais positivos sentimo-nos melhor. É simples. Escolha sempre focar a sua atenção no positivo.

 

  1. Reavaliação

Esta é uma técnica de regulação emocional que se caracteriza pela capacidade de cognitivamente transformar uma experiência negativa em algo positivo (ou menos negativo). É um esforço ativo para tentar encontrar uma nova “perspectiva” capaz de nos ajudar a sentir melhor.

 

  1. Distanciamento temporal

Por vezes um pouco de distanciamento pode ser fulcral para nos ajudar a lidar melhor com as nossas próprias emoções. Esta estratégia é a tentativa de pensar sobre a experiência atual através de uma perspectiva de futuro, mais distante. Um pouco como se estivéssemos a olhar para trás. Esta técnica é útil pois pode ajudar a compreender que as emoções acabam por não nos parecem tão negativas passado algum tempo. No futuro as coisas serão melhores.

 

 

 

 

[Leia também: O seu filho adulto tem falta de motivação? Perceba de que forma os pais devem ajudar

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...