7 alimentos que deve comer se tem mais de 50 anos

Conforme se envelhece, o corpo precisa de mais alguns alimentos e vitaminas para manter uma saúde ideal.

O que comemos à medida que envelhecemos é importante, pois o metabolismo desacelera e a capacidade do corpo de se decompor e usar as suas fontes de combustível torna-se menos eficiente.

1. Alimentos ricos em fibras, como framboesas
O funcionamento gastrointestinal diminui com a idade, pelo que é importante comer fibras suficientes para manter o funcionamento do sistema. A fibra ajuda a função gastrointestinal a funcionar sem problemas e diminui a inflamação gastrointestinal e o colesterol, ao mesmo tempo que fornece uma libertação lenta de carboidratos ricos em energia na corrente sanguínea. Mulheres e homens idosos devem consumir cerca de 25-30 gramas de fibra por dia.

2. Flocos de milho e outros alimentos B12
Conforme o corpo envelhece, a acidez do estômago diminui, pelo que é mais difícil obter vitamina B12 suficiente. O ácido estomacal ajuda a libertar a vitamina B12 dos alimentos, e a vitamina B12 é importante porque ajuda a manter um sistema nervoso saudável e processos metabólicos essenciais.  Pessoas com mais de 50 anos devem ingerir 2,4 microgramas de B12 todos os dias.

Alimentos que vêm de animais, como carne, ovos, frutos do mar e laticínios, têm as maiores quantidades de B12, mas também se pode obter a vitamina através de alimentos fortificados com B12, como cereais integrais.

3. Curcuma e canela
Outra coisa a diminuir à medida que envelhecemos, o paladar. O envelhecimento produz uma diminuição na produção de saliva e na capacidade de perceber o paladar. Isso significa que a pessoa pode querer começar a experimentar diferentes especiarias, incluindo açafrão. A curcuma aumenta a função imunológica e diminui a inflamação das articulações, prevenindo a artrite em mulheres mais velhas.

Outro tempero que deve adicionar é a canela, conhecida como um agente anti-inflamatório e antimicrobiano. A canela também ajuda a manter o controle do açúcar no sangue, pois retarda a taxa de esvaziamento do estomago após as refeições, o que equilibra os altos e baixos de açúcar no sangue.

4. Água
A sede também diminui, o que significa que a desidratação é mais comum, mas bebea água a qual é importante para otimizar as funções metabólicas do corpo.

5. Bananas e outras fontes de potássio
O risco de derrame e de doenças cardíacas aumenta à medida que se envelhece. Uma maneira de ajudar a diminuir o risco é comer alimentos que são excelentes fontes de potássio, como a banana e o abacate.

6. Brócolos e outras folhas verdes
Proteger os olhos é fundamental com o passar do tempo, principalmente porque muitos problemas oculares surgem com o envelhecimento. A luteína, relacionada com o betacaroteno e com a vitamina A, é um nutriente valioso para otimizar a visão e prevenir a degeneração macular. Vegetais com folhas verdes, bem como uvas, laranjas e gemas de ovo, são excelentes fontes de luteína.

7. Alimentos ricos em cálcio
O cálcio é conhecido principalmente pelo seu papel na construção e manutenção de ossos e dentes fortes, mas também é necessário para o funcionamento adequado do coração, músculos e sistema nervoso.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...