O novo ano já chegou e é agora tempo de recomeçar a sua atividade. Entramos com um espirito renovado e vontade de fazer melhor. Todos queremos tornar estes próximos meses bem melhores que os anteriores.
É habitual fazermos algumas promessas na noite de Passagem do Ano. Definimos um conjunto de objetivos e desejos que queremos ver cumpridos. Melhorar a alimentação, perder peso, iniciar um novo objetivo profissional, são algumas das escolhas mais comuns.
No entanto, nem sempre é fácil manter a motivação ao longo de todo o ano. Muitos acabam por simplesmente esquecer tudo aquilo que tinham prometido fazer (ou deixar de fazer). Nesse sentido, eis algumas dicas que podem ajudar a que seja capaz de cumprir tudo aquilo que prometeu.
- Escrever todos os seus objetivos
Pode decidir escrever uma lista numa folha de papel, criar um documento no computador ou até enviar um e-mail para si mesmo, o importante é que tenha um registo concreto dos seus desejos e objetivos para este ano. Algo que o acompanhe no seu quotidiano e que possa ver constantemente. Criar este tipo de registo vai garantir que se torna mais difícil esquecer as suas promessas.
- Defina objetivos concretos
Apenas assim irá conseguir ter a certeza que continua no rumo correto. “Quero comer melhor” não é um objetivo suficientemente concreto. Por outro lado, “vou deixar de consumir açúcar e cereais refinados” já é algo bem mais claro. Isto vai ajudar a que não se consiga enganar a si mesmo. As regras passam a ser mais óbvias e não “espaço” para pequenos enganos.
- Fale com as outras pessoas
É fundamental que seja capaz de comunicar aos outros as suas resoluções para o novo ano. Quando falamos sobre isso com os nossos amigos e familiares estamos a tornar tudo mais oficial. Não cumprir esses objetivos torna-se assim potencialmente mais humilhante e embaraçoso. Pode até escolher fazer algo mais extremo e publicar nas suas redes sociais as suas principais metas. Este tipo de visibilidade e acompanhamento externo irá colocar uma pressão saudável.
- Identifique as suas razões e motivações
Para cada um dos seus objetivos deve ser capaz de escrever as razões e motivações positivas que estão associadas ao concretizar dessas “metas”. Como é que conseguir alcançar algo o irá fazer sentir? Como é que isso irá afetar a sua autoestima? Quem vai beneficiar mais com isso? É importante que seja capaz de fazer estas reflexões de forma garantir a proteção da sua motivação.
- Adicione mais “prazer” extra as suas futuras conquistas
Uma dica particularmente eficaz está relacionada com a recompensa associada ao concretizar de um qualquer objetivo. Deve sempre associar um prémio à possibilidade de cumprir o que prometeu. Uma viagem, uma massagem, uma compra mais dispendiosa, etc. Esta é uma forma simples de acrescentar mais motivação.
- Adicione alguma “dor” à possibilidade de falhanço
Por outro lado, definir um conjunto de penalizações caso não cumpra os seus objetivos será igualmente eficaz. Um bom balanço entre os reforços positivos e negativos é o ideal. Caso falhe as suas metas pode, exemplo, decidir oferecer um qualquer artigo dispendioso a alguém ou doar o seu dinheiro a uma qualquer organização da qual não seja particularmente fã. Um outro exemplo de penalização pode ser o assumir publicamente o falhanço através de um vídeo público.
- Lide melhor com os fracassos
As pessoas mais bem-sucedidas não são aquelas que nunca falham, são antes as que nunca desistem. Neste sentido, é provável que possa vir a passar por momentos mais frágeis ou que nem sempre seja capaz de cumprir religiosamente tudo aquilo que prometeu. Aprenda a lidar melhor com estes momentos e proteja a sua autoestima. Recupere rapidamente o rumo e não desista apenas por que fracassou momentaneamente.