9 filmes poderosos para ver em homenagem ao 30.º aniversário de “Thelma & Louise”

Quando estreou em 1991, Thelma & Louise de Ridley Scott deu origem a uma enorme mudança em Hollywood ao apresentar a narrativa da Great American Roadtrip com protagonistas femininas em fuga.

Em homenagem ao 30º aniversário do lançamento do filme apresentamos uma lista de filmes com personagens femininas poderosas.

‘Tangerine’ (2015)
Duas trabalhadoras do sexo transgénero, interpretadas pelas atrizes Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez, confrontam um namorado traidor. A primeiro longa-metragem rodada com um iPhone 6 – daí sua aura onírica e surreal – a comédia evoca toda a beleza e alegria da amizade sem fugir da sua realidade sombria.

‘Daisies’ (1966)
Dois amigos rebeldes brincam com a comunidade “mimada” neste filme alegre de Věra Chytilová. Banido quando foi lançado por seu “excessivo”, agora é considerado uma obra-prima tanto do cinema feminista quanto da New Wave checa.

‘Dance, Girl, Dance’ (1940)
Duas amigas dançarinas – uma intelectual e outra mais mundana – lutam por um homem neste filme de 1940, criado pela única diretora de estúdio mulher na época, Dorothy Arzner.

‘Girlhood’ (2014)
Viver na periferia empobrecida da França ao sabor de um irmão abusivo, Marieme, ou Vic, interpretado por Karidja Touré, tem a sua primeira experiência de liberdade ao juntar-se a um gangue de miúdas. O filme explora as qualidades e os limites de empoderamento feminino.

‘Frances Ha’ (2012)
A cineasta Greta Gerwig tem um talento especial para retratar como as amizades podem crescer e desaparecer à medida que a dinâmica muda. Neste filme, Frances, interpretada pela própria Gerwig, fica desamparada quando Sophie, a sua melhor amiga e colega de quarto se quer mudar.

‘Booksmart’ (2019)
Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever são melhores amigas e muito dedicadas aos estudos. A certa altura permitem-se ter uma noite selvagem depois de perceber que os seus colegas também entraram em faculdades sem sacrificar as suas vidas sociais. O filme capta as peculiaridades da amizade feminina de forma autêntica, sendo verdadeiramente hilário e comovente.

‘Ghost World’ (2001)
Nesta brilhante adaptação cinematográfica da história de banda desenhada de Daniel Clowes, duas adolescentes descontentes – interpretados por Scarlett Johansson e Thora Birch – anteriormente ligados pelos seus ideais de contracultura, começam a separar-se quando o personagem de Johansson começa a desejar uma vida mais normal.

‘The Dreamlife of Angels’ (1998)
Este delicado estudo de caráter acompanha dois personagens carentes de 20 anos que se tornam amigos enquanto tentam navegar para sair de sua desolação. O filme de estreia de Erick Zonca explora astutamente como as condições sociais distorcem as relações.

‘Caramel’ (2007)
Este alegre e comovente filme libanês dirigido por Nadine Labaki gira em torno das mulheres que se reúnem num salão de beleza de Beirute.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...