Será que o seu regime de treino está a dar resultados? Esteja atento a estes sinais

Por vezes alguns tipos de exercícios podem simplesmente não estar a ter os efeitos desejados. Saiba como identificar estas situações e aprenda a maximizar o impacto dos seus treinos.

Nem todos os treinos são iguais. Por que será que alguns nos deixam a sentir bem e outros nem por isso? Um bom exercício não se mede apenas pelos dados obtidos num smartwatch ou pela quantidade de suor na sua cara. Na verdade, existem diversos fatores que podem assinalar o impacto positivo de um ótimo treino físico.

Eis alguns dos principais sinais a que deve estar mais atento.

 

  1. Os exercícios começam a parecer mais simples

Se no começo mal conseguia levantar os seus pesos ou fazer 5 flexões, mas agora sente que consegue fazer tudo isso confortavelmente, então isso é um excelente sinal. Sobretudo num treino de força, sempre que começa a verificar que se sente pronto para aumentar as cargas isso deve ser motivo para sorrir.

 

  1. Já esqueceu as “ajudas” ou modificações

É habitual que no começo de um novo regime de treino existam algumas indicações para modificar e simplificar certos tipos de exercícios mais exigentes (p.e pousar os joelhos ao fazer flexões). Isto serve para proteger os músculos e evitar lesões. No entanto, se tudo correr bem, após umas semanas já não vai sentir a mesma necessidade de utilizar estas “ajudas” Excelente sinal!

 

  1. A sua coordenação motora está melhor

No começo de um novo exercício ou de uma aula mais dinâmica é provável que não se sinta tão confortável. Pode ter dificuldade em acompanhar os diferentes passos. No entanto à medida que for progredindo vai sentir-se mais confiante e rapidamente será capaz de fazer todos os exercícios como é suposto. Vai sentir que tem uma melhor coordenação.

 

  1. Sente-se muito bem

Aqui não falamos apenas dos “ganhos” físicos. Fazer exercício ajuda-nos a libertar endorfinas. Estas hormonas vão ajudar a fazer sentir-nos melhor, mais alegres e confiantes. No final de cada treino sentirá sempre uma boa dose de orgulho pelo que acabou de alcançar.

 

  1. Dorme melhor

Basta que faça 10 minutos diários de exercício aeróbico para começar a sentir os efeitos positivos na qualidade do seu sono. Uma boa caminhada ou uma volta de bicicleta é suficiente para ajudar a assegurar um sono mais tranquilo. Fazer exercício ao final da tarde irá maximizar estes benefícios.

 

  1. Melhor forma física

Isto vai fazer toda a diferença no seu bem-estar. À medida que conseguir melhorar o seu corpo e os seus músculos vai-se sentir mais capaz de enfrentar uma qualquer nova aula com confiança. Sabendo que no final não irá estar completamente dorido. Isto é um sinal claro de que é agora capaz de utilizar os seus músculos de uma forma mais correta.

 

  1. Treinou durante mais tempo do que o normal

Ninguém consegue conquistar recordes ou novas metas faltando a treinos ou fazendo exercício de uma forma inconstante. À medida que vá treinando de uma forma regular irá verificar que não se sente tão fatigado como inicialmente. Será capaz de correr durante mais tempo e de manter treinos mais longos.

 

  1. Mais energia

A partir de um certo momento irá sentir que os seus treinos estão a dar-lhe mais energia e não a retirar. Irá sentir-se menos cansado ao longo do dia. Caso deixe de treinar durante alguns dias ou semanas irá imediatamente sentir a diferença.

 

  1. Consegue melhorar certos problemas de saúde

Um exercício físico regular é determinante para evitar certos problemas de saúde mais graves, reduzindo por exemplo o risco de doenças cardiovasculares e melhorando a sua circulação sanguínea.

 

  1. Maior equilíbrio emocional

Caso esteja a sentir-se mais frustrado no trabalho ou a lidar com um qualquer problema pessoa, a verdade é que o exercício físico pode ser um importante aliado. Por vezes basta sair e ir dar uma corrida para conseguir obter um escape que permita aliviar a cabeça e diminuir o impacto de alguns sentimentos mais negativos.

 

 

 

[Leia também: 5 exercícios (simples) para preservar a sua mobilidade depois dos 50]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...