Partilhar

Estas 5 coisas vão ajudar a proteger a sua saúde em 2021

Descubra as tendências de wellness que se expandiram com a pandemia e que deve continuar a seguir ao longo dos próximos meses.

4 Janeiro 2021
Forever Young

Sendo certo que o ano passado foi devastador para a saúde e para o bem-estar de grande parte das nossas comunidades, a verdade é que ajudou a tornar evidente a importância do tema “saúde”. Nos últimos meses todos aprendemos a cuidar melhor do nosso corpo e da nossa higiene. Segundo os especialistas estes são ensinamentos que não iremos esquecer.

Em 2021 vamos continuar a assistir ao desenvolvimento de inúmeras tendências que marcaram este ano e que serão sobretudo importantes para as comunidades mais envelhecidas. Eis algumas das principais que devem continuar a fazer parte do seu dia-a-dia.

 

  1. Mindfulness

Nunca tantos adultos haviam experimentado fechar os olhos e respirar profundamente. O stress provocado pela pandemia levou muitos indivíduos a explorar os benefícios da prática regular de meditação e mindfulness. As pessoas perceberam que estes tipos de exercícios foram capazes de ajudar a equilibrar a sua disposição emocional e a reduzir a ansiedade.

A prática de meditação não é apenas importante para ajudar a lidar com os desafios da vida ativa, pode igualmente ser importante para cuidar das funções cognitivas do nosso cérebro, tal como concluiu um recente estudo da UCLA.

 

  1. Aula de fitness virtual

Com a expansão das aulas e programas de fitness online é hoje inteiramente possível que consiga cumprir um regime acompanhado de exercício físico diário. Existem inúmeras aulas e serviços pensados inclusive para responder às necessidades das comunidades 50+. Estes vídeos e estas aulas online são construídos de forma a cuidar não só da força muscular, mas também do equilíbrio, mobilidade e estabilidade. Numa fase em que a pandemia continuará ainda a ser um problema esta será sem dúvida uma estratégia fundamental para minimizar as deslocações aos ginásios.

 

  1. Férias ativas

Esqueça os cruzeiros. Os viajantes mais envelhecidos vão querer um tipo de viagem que assegure o distanciamento social. Isso pode significar em muitos casos um tipo de roteiro mais “aventureiro” que inclua uma experiencia mais próxima da natureza e que recrie, por exemplo, a ideia dos acampamentos de infância. Os estudos confirmam que passar mais tempo junto da Natureza pode ser extremamente benéfico para a nossa saúde, tendo um efeito positivo na redução do stress e na qualidade do sono, por exemplo. Este tipo de férias mais “desportivas” serão sempre mais recomendadas do que as opções mais sedentárias disponibilizadas pelos cruzeiros.

 

  1. Dieta à base de vegetais e produtos biológicos

A alimentação é uma componente determinante para a nossa saúde física e mental. Escolher bem os produtos que ingerimos é uma das decisões mais importantes. Durante os meses da pandemia assistiu-se a um crescente interesse em produtos alimentares mais saudáveis e alternativos à carne animal. Mais do que nunca os consumidores estão sensíveis para os perigos dos alimentos processados e do excessivo consumo de carne. Os produtos “plant-based” são assim uma alternativa ideal para ajudar a reduzir o risco de inúmeras doenças crónicas. Esta é uma tendência que continuará a ser cada vez mais marcante, sobretudo para o público 50+.

 

  1. Telemedicina e acompanhamento constante dos sinais vitais

Nos últimos meses muito se tem falado sobre o tema da telemedicina. Subitamente passou a ser possível consultar um médico ou um psicólogo através de um computador com total comodidade. Inicialmente usado como forma de reduzir o tráfego nos hospitais e centros de saúde, a verdade é que este acesso remoto aos cuidados de saúde continuará a crescer nos próximos tempos. Inúmeros pacientes poderão medir os seus sinais vitais sem necessidade de se deslocarem a um hospital, continuando a ter um acompanhamento (até mais constante) de um profissional de saúde. Inúmeros dispositivos smartwatches e smartbands são agora cada vez mais acessíveis e permitem um acompanhamento constante do nosso estado de saúde, alertando o paciente sempre que algo não está bem.

 

Mais Recentes

Novo regulamento entra em vigor para melhorar disponibilidade de medicamentos

há 9 horas

Papa Francisco não tem febre e está estável: «Ficou comovido com mensagens de carinho», revela Vaticano

há 9 horas

Unidade hoteleira portuguesa está ente os Hotéis Históricos mais românticos do mundo em 2025

há 9 horas

Para ficar, literalmente, de boca aberta: estes são os alimentos com mais plásticos (e, por isso, menos saudáveis)

há 9 horas

«Arroz cor-de-rosa é mais nutritivo do que o normal», afirmam os cientistas

há 9 horas

Se está a pensar ter um animal de estimação, não compre: adote. Aproveite esta campanha e encontre o seu pet

há 10 horas

Óbito: Morreu o antigo nadador olímpico Fernando Madeira

há 10 horas

Amanhã não se esqueça do chapéu de chuva: mau tempo (e chuva) aproxima-se de Portugal

há 10 horas

«Estilo de vida contribui mais para um envelhecimento saudável do que os genes», diz estudo

há 10 horas

Tem bichos da prata em casa? Cuidado: pode ser um sinal de alerta

há 10 horas

Opinião: «Frio e chuva aumentam risco de doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba o que fazer», Tiago Magalhães, médico veterinário

há 11 horas

Cidade espanhola «considera levar Meghan Markle a tribunal». A causa: o logotipo da marca de luxo da duquesa apresenta «semelhanças impressionantes» com o brasão da localidade

há 11 horas

Banda desenhada de autor português premiada em Itália

há 12 horas

Google cria co-cientista de IA que colabora com cientistas biomédicos

há 12 horas

É aqui que estão sepultados os Papas: saiba por que Francisco quer quebrar a tradição (quando morrer)

há 12 horas

Funeral do Papa «está a ser preparado»: Guarda Suíça «em stand by para a morte do pontífice» após a noticia de que «talvez não sobreviva» à pneumonia

há 12 horas

Óbito: Morreu Jacqueline Sanders-van Maarsen, a melhor amiga de Anne Frank

há 12 horas

Prazo está a acabar: com a entrega do IRS a chegar não se esqueça de validar as faturas

há 12 horas

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

há 13 horas

Pneumonia bilateral: especialistas explicam a condição que levou o Papa Francisco ao hospital

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.