Cinco dicas simples para proteger o seu sistema imunitário depois dos 50 anos

Saiba que cuidados deve ter especialmente durante estes próximos meses de maior frio.

À medida que envelhecemos o nosso sistema imunitário tende a tornar-se mais frágil e vulnerável. O stress continuado ao longo dos anos, a exposição certos químicos e radiações e a presença de certas doenças, são tudo fatores que podem contribuir para esta situação.

Uma imunidade mais comprometida pode colocar-nos mais vulneráveis em relação a certos vírus e germes. Torna-se assim fundamental garantir que ajustamos a nossa alimentação e o nosso estilo de vida de forma a contribuir para o fortalecimento do nosso sistema imunitário.

Eis 5 dicas simples e eficazes que poderão ser capazes de ajudar a atingir esse objetivo.

 

  1. Escolher os alimentos certos

Definir e respeitar um adequado regime alimentar é fundamental para a sua saúde. Os nutrientes e as vitaminas existentes nos alimentos permitem restabelecer a nossa energia e cuidar efetivamente das funções do nosso organismo. Escolher bem que tipo de ingredientes é fulcral. Privilegie as frutas e os vegetais, de forma a obter um importante reforço de vitamina C e antioxidantes. As proteínas e os cereais integrais são igualmente importantes pois vão assegurar que tem a energia necessária para combater doenças e infeções. Procure ao máximo minimizar o consumo de ingredientes processados.

 

  1. Atividade física

Todos sabemos que o exercício físico é determinante para a perda de peso e para a nossa saúde cardíaca. No entanto esta é uma atividade que promove ainda outros efeitos positivos, tais como uma melhor circulação sanguínea ou a libertação de hormonas reguladoras da nossa disposição. Ambos estes elementos são importantes para o seu sistema imunitário. Um passeio diário pela vizinhança ou uma aula relaxante de yoga são tudo o que necessita para começar a sentir-se melhor.

 

  1. Hidratação

Beber muita água é sempre muito importante. Todavia é particularmente útil quando estamos mais doentes ou mais suscetíveis a apanhar algum tipo de vírus. Nos meses de inverno deve reforçar o seu consumo de água. Estes fluídos irão ajudar a manter as mucosas húmidas, diminuindo assim as probabilidades de ficar doente. Os sumos de frutas, os chás e as sopas devem ser os seus principais aliados.

 

  1. Considere os suplementos

As vitaminas e os suplementos herbais podem beneficiar qualquer tipo de pessoa, sobretudo quem tem restrições alimentares ou um apetite mais reduzido. Este tipo de produtos pode ajudar a reequilibrar o funcionamento do seu organismo, no entanto deve sempre consultar um profissional médico capaz de indicar os suplementos e vitaminais ideais para a sua situação.

 

  1. Dormir bem

A nossa recuperação fisiológica acontece sempre que dormimos e descansamos. Pelo que uma das melhores formas de combater uma infeção ou doença ligeira é garantir que dorme bastante bem, especialmente antes de os sintomas se tornarem mais severos. Este tipo de descanso pode ainda encurtar o período da doença. O seu objetivo devem ser as recomendadas 7 a 8 horas de sono diárias.

 

 

Ler Mais