O estrogénio é a designação genérica das hormonas cuja ação está relacionada com o controlo da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas. O seu papel é igualmente importante para assegurar o bem-estar do embrião após a fertilização, assim como auxilia a vida das mulheres durante o ciclo menstrual.
Um qualquer desequilíbrio nos níveis desta hormona pode assim gerar um conjunto alargado de efeitos negativos. Aumento de peso, fadiga, cabelo mais fino, menor fertilidade, dores no corpo e menor desejo sexual são apenas alguns dos exemplos de consequências associadas a esta situação.
Muitas podem ser as causas de um desequilíbrio hormonal. Momentos de maior stress, doença, maus hábitos alimentares, falta de sono, valores de cortisol elevados e o período da menopausa representam alguns dos principais responsáveis.
Felizmente é possível regular e minimizar os efeitos destes distúrbios hormonais. Certos alimentos saudáveis são conhecidos por conterem propriedades que ajudam a melhor controlar estes períodos. Eis alguns dos principias exemplos que deve privilegiar.
- Abacate
Este fruto é um poderoso superalimento conhecido pelas suas inúmeras propriedades benéficas. Os abacates estão repletos de potássio, zinco, fibra e gorduras saudáveis. São uma excelente fonte de vitamina B5, B6, C, E e K. O hábito de comer diariamente metade de um abacate pode facilitar uma libertação de estrogénio no corpo, ajudando a manter o seu organismo saudável e a pele radiante.
- Vegetais verdes
A maior parte dos nossos problemas de saúde podem ser melhorados com uma correta alimentação, baseada sobretudo em vegetais. Estes tipos de alimentos são ricos em antioxidantes, ferro, cálcio e zinco. Os espinafres, a couve e os brócolos são apenas alguns exemplos de vegetais repletos destes nutrientes. Os “verdes” favorecem ainda uma melhor metabolização do estrogénio que resulta num maior equilíbrio hormonal.
- Frutos secos
Um maior consumo de nozes ou amêndoas permite controlar mais eficazmente a sua produção hormonal. Ricos em proteínas, antioxidantes e omega-3, estes tipo de frutos secos podem ser consumidos ao longo do dia e são capazes de equilibrar os efeitos mais negativos associados a um desequilíbrio hormonal, tais como a acne, depressão, ansiedade e alterações de humor.
- Ovos
Os ovos contribuem não apenas para a manutenção de um sistema reprodutivo saudável, mas são também importantes na regulação dos níveis de estrogénio no corpo. Este alimento é bastante rico em vitaminas capazes de favorecer um melhor estado da pele e de eliminar toxinas indesejadas do organismo. No máximo deve comer três ovos por dia.
- Frutas
Nenhuma lista de alimentos que ajudem a favorecer um equilíbrio hormonal pode estar completa sem conter frutas. Os pimentos e os tomates por exemplo são fontes essenciais de antioxidantes e vitamina C, capazes de eliminar o excesso de estrogénio ou de o aumentar, caso necessário. Consumir diferentes tipos de frutas ao longo do dia irá permitir assegurar um bom estado de saúde.