Partilhar

Afinal, qual a importância de uma boa alimentação durante a menopausa?

A menopausa é uma fase marcada por grandes alterações hormonais que podem levar a mudanças físicas, fisiológicas e psicológicas, havendo uma consequente alteração do corpo e saúde da mulher.

29 Abril 2021
Forever Young

Por: Joana Azevedo, Nutricionista Holmes Place Alvalade

 

A menopausa corresponde ao fim das menstruações e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual, como consequência das mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. Não existe propriamente uma data marcada que indique quando a mulher entrará na menopausa, sabe-se que a idade média encontra-se nos 51 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos. Ainda antes de entrar neste ciclo, existe uma outra fase, a perimenopausa ou pré-menopausa, uma etapa de transição entre as primeiras alterações hormonais e o momento em que a menstruação desaparece por completo.

Tal como com a própria menopausa, a perimenopausa não tem um momento exato para começar nem para acabar e varia de mulher para mulher. Tanto pode surgir uns meses como dez anos antes da menopausa, no entanto, a média aponta para três a quatro anos. Nem sempre é fácil identificar os primeiros sinais e muitas vezes são vistos como algo comum e passageiro, contudo, há alguns sinais característicos como os afrontamentos, que são dos sintomas mais comuns, momentos de menstruações irregulares, alterações de humor e tensão pré-menstrual mais acentuada, cansaço, alterações no sono e sensibilidade mamária. A mudança mais notória que define a menopausa será então a ausência de período menstrual, que tanto pode acontecer abruptamente como pode passar por momentos em que nuns meses há menstruação e noutros não.

Para além destes sintomas, pode existir ainda uma maior propensão para o aumento de peso nesta fase, no entanto, a menopausa não faz com que isso aconteça necessariamente. Ainda assim, é uma realidade que este período caracteriza-se por um maior descontrolo hormonal a par de uma desaceleração do metabolismo no qual a oxidação de gordura e gasto energético em repouso diminuem, e por isso pode existir uma maior dificuldade na manutenção e perda de peso. Nesta fase, acontece ainda que, a distribuição de gordura tende a alterar-se e a depositar-se maioritariamente na zona visceral, associada a patologias como a hipertensão, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, cancro, entre outras, pelo que é extremamente importante estabelecer estratégias e hábitos alimentares saudáveis nesta fase. É impossível determinar um tipo de alimentação padrão para todas as mulheres sendo que, o que cada pessoa necessita pode ser completamente diferente, de acordo com o seu estilo de vida, estado de saúde e objetivos. No entanto, existem nutrientes e vitaminas importantes a ter em atenção nesta fase:

 

Vitamina D e cálcio

Uma das consequências da diminuição dos níveis de estrogénio durante a menopausa é a diminuição da massa óssea, podendo a osteoporose que lhe está associada acabar por ser também uma consequência. Os níveis de vitamina D e a ingestão de cálcio assumem assim uma maior relevância, dado o seu conhecido papel no reforço do sistema imunitário, dos ossos e cartilagens. Neste sentido, deve apostar em alimentos ricos em vitamina D como é o caso dos cogumelos silvestres. Para além destes, a vitamina D também se encontra em suplementos alimentares e em alguns alimentos fortificados com esta vitamina (existe a adição da vitamina D ao alimento) como é caso das bebidas vegetais, cereais de pequeno-almoço e gorduras vegetais. Para além de poder ser obtida através da alimentação, tem ainda a particularidade de poder ser produzida por ação da radiação ultravioleta da luz solar na pele. Quanto à ingestão de cálcio, esta pode ser garantida através do consumo de alimentos como hortícolas frescos de folha verde, feijão branco, frutos secos como as amêndoas e nozes, sementes de chia ou sésamo, soja, tofu, figos secos, bebidas vegetais fortificadas, entre outros.

 

Ómega 3 e antioxidantes 

A ingestão de fontes de ómega 3 e de antioxidantes como a vitamina E, vitamina C, beta-carotenos, selénio e zinco ou até mesmo a sua suplementação é importante e está associado ao melhor funcionamento do sistema circulatório, a um menor risco cardiovascular, reforço do sistema imunitário e prevenção do envelhecimento. Portanto nesta fase é importante incluir fontes de ómega 3 na sua alimentação como é o caso dos frutos secos, sementes de chia e de linhaça e os seus óleos. Os ácidos gordos ómega 3 são também fundamentais para a saúde da pele, a par da hidratação (através da ingestão de água), uma vez que este é também um órgão atingido na menopausa, em que os níveis de elasticidade diminuem. Alimentos como frutas e vegetais como os frutos vermelhos, Kiwi, citrinos ou abacate, chá verde ou preto, gengibre e bagas de góji são boas fontes de antioxidantes. O óleo das sementes de abóbora, também tem propriedades antioxidantes provenientes dos seus compostos fenólicos e um estudo revelou que a suplementação com este óleo em mulheres na menopausa resultou num aumento do colesterol HDL e na diminuição da pressão arterial, assim como na diminuição dos sintomas associados a esta fase.

 

Óleo de Onagra

A Oenothera biennis (evening primrose, em inglês) é uma planta conhecida pelas suas flores de cor amarela que apenas se abrem à noite e, de cujas sementes se extrai o óleo utilizado medicinalmente. É originária da América do Norte e foi introduzida na Europa no século XVII porém, o seu uso foi banalizado e só no decorrer das últimas décadas é que se tem feito mais estudos científicos, a fim de comprovar as suas propriedades terapêuticas. A notoriedade do óleo de onagra está no facto de este ser rico em ácidos gordos essenciais polinsaturados como ácido linoleico (cerca de 70%) e o ácido gama-linolénico (entre 7 % a 10%). O ácido gama-linolénico revela-se por sua vez importante, pois desempenha um papel indispensável no organismo como percursor químico das prostaglandinas (substâncias que cumprem inúmeras funções metabólicas), ambos são importantes a muitos níveis, pelo que entre os casos em que o óleo de onagra pode ser aplicado com êxito está a prevenção e alívio de sintomas da menopausa como os afrontamentos.

 

Produtos frescos – hortícolas, frutas e leguminosas

O risco cardiovascular também aumenta durante a menopausa, derivado da ingestão excessiva de sal, associado ao consumo de alimentos processados (igualmente ricos em açúcares). Para além dessa problemática, pode verificar-se ainda uma baixa ingestão de potássio, tornando o risco cardiovascular ainda maior, e por isso, a ingestão de hortícolas e frutas assume papel de destaque na prevenção deste potencial défice. O consumo de leguminosas, ricas em proteína de origem vegetal, hidratos de carbonos complexos e em fibra é igualmente benéfico e importante uma vez que, estas são fornecedoras de energia, estabilizam os níveis de açúcares no sangue, permitem diminuir o apetite por doces e melhoram o estado de humor. Consumir alimentos frescos é importante em qualquer fase da vida, devendo sempre ser privilegiados.

 

Na menopausa nutrição é uma da áreas de maior impacto no bem-estar geral e por isso, estas preocupações devem ser ponderadas também como preparação para a menopausa e não apenas existentes já durante essa fase. Prevenir implica a adoção de comportamentos que evitem ou minimizem as consequências que podem ocorrer a vários níveis na menopausa. Por norma quem consegue manter o peso, a massa gorda estável e uma boa massa muscular terá maior sucesso para que esta fase seja ultrapassada naturalmente. Apesar dos obstáculos que a idade, as hormonas ou a genética possam colocar, a variável mais importante será a definição dos nossos hábitos, que, devem ser em qualquer fase hábitos saudáveis associados a uma boa alimentação.

É importante reforçar que todas estas recomendações são gerais pelo que é importante procurar aconselhamento profissional antes de alterar a sua alimentação, sobretudo se sofrer de alguma patologia.

 

 

 

 

Mais Recentes

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: «Precisamos de mais e melhores conversas e de mais empatia», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 52 minutos

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 59 minutos

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 1 hora

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 2 horas

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 3 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 4 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 4 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 6 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 6 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 6 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 6 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 6 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 6 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 6 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 6 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 7 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 8 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 8 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 8 horas

Óbito: Morreu Paquita la del Barrio, ícone da música mexicana

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.