Depois de vacinado com as duas doses contra a Covid-19, as orientações nos Estados Unidos para o uso obrigatório de máscara foram flexibilizadas.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) deram luz verde para que quem já estivesse totalmente vacinado pudesse abandonar o uso de máscara nos Estados Unidos, refere o site selecoes.com.br. Os especialistas notam que é uma ótima notícia poder passar algum tempo em ambientes fechados e ao ar livre sem máscara, especialmente agora que um terço dos americanos foram vacinados com a vacina Pfizer/BioNTech, Moderna ou Johnson and Johnson.
Mas isso não significa que devemos diminuir os cuidado quando se trata de gerir esta pandemia.
Apesar dessas novas diretrizes e de um estudo do CDC que mostra que as vacinas Moderna e Pfizer fornecem 95% de proteção após as duas doses (e 82% após a primeira dose), especialistas apontam que ainda não é hora de deixar totalmente a máscara.
Especialistas apontam que deixar de usar máscaras, mesmo depois vacinado, ainda é perigoso. E esse perigo aumenta se não estiver vacinado, se tiver imunidade comprometida ou estiver a fazer diálise.
De acordo com o Instituto Butantan, «a rotina não voltará ao normal logo após a imunização. Será preciso ter paciência antes de abandonar o uso de máscaras, uma vez que mesmo depois de tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada».