Comece por comer menos carne e substitui-la pelas leguminosas – este é dos truques mais fáceis para se comer bem e gastar pouco. Faça uma lista dos seus hábitos e identifique aqueles que têm de ser eliminados. Comece a praticar exercício físico e, se puder, consulta um nutricionista para melhor o aconselhar.
Coma frutas e legumes todos os dias
Esta é uma regra obrigatória para quem quer ser mais saudável. Quanto mais naturais melhor: aproveite as frutas e leguminosas da época, que estão sempre mais baratas e com um sabor melhor do que em qualquer outra altura. Já pensou em trocar as bolachas do lanche por cenouras? As cenouras são dos snacks mais saciantes e têm um preço muito acessível.
Leia os rótulos
Se quer mesmo comer o que faz bem, este passo é essencial. Não leia apenas as calorias, 100 calorias de gomas não são a mesma coisa que 100 calorias de couve. Informe-se sobre os ingredientes e aproveite este truque simples que pode usar sempre: se no rótulo estiver algum ingrediente que não conheça, não compre. Escolha coisas mais naturais e menos processadas.
Prefira os produtos a granel e de marca branca
Produtos a granel são cada vez mais fáceis de encontrar. Para além de serem mais saudáveis do que os já embalados, pode também comprar nas quantidades que realmente necessita, sem correr o risco de deixar estragar os alimentos. Para poupar, aproveite as marcas brancas. Geralmente são de tão boa qualidade quanto as ditas marcas já conhecidas do mercado e bastante mais baratas.
Pare de comer quando se sentir 80% cheio
Em casa pode ser mais fácil controlar as porções que põe no prato. Nos restaurantes isto pode ser mais complicado, até porque as doses são quase sempre exageradas. Coma metade do que tem no prato. Caso tenha fome come mais, mas sem atingir o limite. Se se sentir cheio pense, duas vezes se vale realmente a pena comer mais. Até pode pedir para levar o que sobrou para casa, assim não há desperdício na refeição!
Apanhe sol 15 minutos por dia
Esta é das maneiras mais fáceis de absorver vitamina D, uma das vitaminas mais importantes para a saúde e que grande parte dos portugueses só obtém metade diariamente. Em vez de tomar suplementos, apanhe 15 minutos de sol todos os dias. Vais sentir-se com mais energia e mais bem-humorado.
Beba muita água
Largue os refrigerantes e adote como hábito beber apenas água às refeições e, pelo menos, 1,5l por dia. Para além de ajudar na hidratação da pele, a água é extremamente importante para absorver nutrientes e vitaminas lipossolúveis.
Cultive os seus próprios alimentos
Se tiver espaço para uma horta, aproveite. Não há nada melhor do que os alimentos produzidos à nossa maneira, com menos pesticidas e apanhados na hora. Caso não haja espaço, há sempre a possibilidade de ter pequenos vasos em casa com ervas aromáticas – já é alguma poupança em relação ao supermercado, para além de que estas ervas são muito nutritivas e importantes numa boa alimentação.