The New York Times reuniu algumas dicas sobre como podemos praticar mais esse olhar para as coisas pequenas e descobrir como elas podem trazer grandes significados para a nossa vida.
Desacelere e repare nas coisas
Reserve alguns instantes do dia para desacelerar e prestar atenção aos detalhes em seu redor, como as roupas que as pessoas vestem ou as cores dos objetos. Depois, tente lembrar-se desses detalhes e pense como descreveria o que viu ao longo do dia.
Troque o telemóvel por um bloco de apontamentos
Adote o hábito de levar um pequeno bloco ou caderno para fazer anotações e desenhos. Nos momentos de espera, quando estiver numa fila ou à espera do metro, por exemplo, faça as suas anotações e crie imagens em vez de ficar só a mexer no telefone.
Escreva
Se gosta de escrever, documente o que viu ou sentiu com o mínimo de palavras possível. Escreva de uma a cinco frases e vá alimentando o hábito de registrar só o que mais marcou o seu dia.
Releia e reflita
A cada um ou dois meses, releia o que escreveu e reveja os seus desenhos prestando atenção aos detalhes. Depois de um certo tempo, mesmo um breve encontro pode ganhar um novo significado – ou revelar um padrão no qual você ainda não havia reparado. É uma maneira de descobrir o que é realmente significativo e verdadeiro para si.