<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quer ter um bronzeado bonito? Inclua estes alimentos na sua alimentação

24 Julho 2021
Sandra M. Pinto

Chegou o verão e a praia e todos queremos ter o bronzeado perfeito.

Verão é sinónimo de sol, praia e campo, corpos mais despidos e pele bronzeada. A exposição solar, muito procurada nesta época, contribui para o desejado bronze, mas não é o único “ingrediente” com que se deve preocupar, refere o site boa-saude. Uma boa alimentação é fundamental para obter um bronze saudável, uniforme e duradouro, contribuindo para uma pela saudável, hidratada e prevenindo o envelhecimento.

Se pretende um bronze bonito e saudável, além dos cuidados a ter com a exposição solar, deve privilegiar uma dieta rica em alimentos com 3 características: hidratantes, antioxidantes e percursores de melanina. A hidratação é fundamental para prevenção de queimaduras e escamação, elasticidade e brilho da pele; os antioxidantes combatem os efeitos de envelhecimento aumentados pela exposição aos raios ultra-violeta (UV); a melanina é o pigmento que ajuda a pele a defender-se da ação dos raios solares, responsável pelo tom mais escuro da pele.

Neste artigo, ajudamos a identificar os alimentos que deve incluir na sua dieta de Verão e que, além de contribuírem para o bronze perfeito, promovem a saúde, bem-estar e manutenção do peso saudável.

Água. Manter-se hidratado(a) é fundamental para todas as funções do organismo, incluindo a hidratação da pele (de qualquer tipo de pele). Manter uma pele hidratada previne contra o envelhecimento precoce, protege contra a radiação UV, reduz o risco de ocorrência de queimaduras solares, sendo também vital para o metabolismo óptimo dos nutrientes no organismo, incluindo aqueles que contribuem para o bronze. Deve beber água ao longo do dia, antecipando a sensação de sede (que é já um sintoma de desidratação), ingerindo pelo menos 1,5-2,0L, podendo necessitar de mais, dependendo da temperatura e humidade do ar, do desporto. Alem de simples, pode consumi-la sob a forma de líquidos não açucarados como chás, infusões ou águas aromatizadas, que além de hidratar, são fonte de antioxidantes (flavonóides). A durabilidade do bronzeado será maior (e saudável) quanto mais lenta e gradual for a exposição e mais protegida e hidratada estiver a pele, evitando o aparecimento de manchas e despigmentação.

Betacarotenos. Alimentos ricos em betacarotenos (pigmento carotenóide antioxidante percursor de vitamina A) são, provavelmente, os que mais contribuem para um bronzeado mais bonito no Verão. O nosso organismo transforma-o em vitamina A (retinol) , estimulando a produção de melanina pelas células da pele (melanócitos), um pigmento responsável pela cor da pele que protege dos raios UV lhe confere um tom mais dourado. Além destes benefícios, a vitamina A protege contra os danos da radiação e o envelhecimento, neutralizando os radicais livres, contribuindo ainda para um cabelo saudável e para fortelecer o sistema imunitário. Os betacarotenos podem ser encontrados sobretudo em vegetais de folha verde escura (espinafres, grelos, agrião, acelga, couves, brócolos…) e frutas de cor alaranjada como cenoura, abóbora, manga e papaia.

Vitamina E. Tal como a vitamina A, a vitamina E (tocoferol) é uma substância antioxidante que previne o envelhecimento celular precoce, agravado pela exposição solar. Tem ainda um efeito cicatrizante e reparador da pele, e contribui para uma boa imunidade. Existe em abundância em alimentos como o gérmen de trigo, levedura de cerveja, azeite, abacate, côco, sementes (girassol, abobora, linho, chia…), cereais integrais, gema de ovo, frutos secos ou oleaginosos (com destaque para a avelã e amêndoa), óleos alimentares vegetais (milho, soja, girassol, palma…), cremes vegetais para barrar e peixes-gordos.

Vitamina C. Poderosa antioxidante que contribui grandemente para as defesas imunitárias, muitas vezes deprimidas por exposição ao sol e ao calor. Alem disso, é fundamental para a elasticidade e tonificação da pele, na medida em que participa na síntese de colagénio, proteína estrutural da pele, tendões e músculos. Ajuda também na absorção de ferro da dieta, prevenindo anemias por carência deste mineral. Encontra-se em abundância nas frutas, com destaque para acerola, goiaba, kiwi, papaia, maracujá, frutos vermelhos, castanha, laranja, limão, toranja e demais citrinos, e em legumes como o tomate, couves, brócolos, salsa, coentros, agrião, pimentos, grelos e espinafres.

Selénio. Este oligoelemento com elevado poder antioxidante, actua na defesa das células contra os danos provocados pelos radicais livres. Óptimas fontes deste mineral incluem os frutos secos ou oleaginosos, com destaque para as nozes, castanha-do-brasil, amêndoas, avelãs e pinhões, sementes como as de girassol, abóbora, sésamo, linho e chia, gérmen de trigo, levedura de cerveja, peixe e mariscos do mar, abacate e ainda alguns legumes como alho, cebola e cogumelos.

Licopeno. Trata-se de um caroteno, antioxidante similar ao betacaroteno, característico de frutos e vegetais de cor avermelhada, como o tomate, morango, melancia e pimento vermelho, e que actua também como antioxidante e percursor de vitamina A.

Ómega 3. Este ácido gordo encontra-se em fontes animais como os peixes-gordos (atum, cavala, sardinha, salmão, arenque) e em fontes vegetais como as sementes e os frutos secos, tendo um importante papel na manutenção do aspecto saudável e hidratado da pele, cabelo e unhas. A sua carência caracteriza-se, desde logo, por escamação da pele e couro cabeludo e cabelo seco e quebradiço. Tem ainda um poder anti-inflamatório importante e ajuda a manutenção de níveis de colesterol saudáveis, protegendo contra as doenças cardiovasculares.

Zinco. Apesar de não contribuir directamente para a cor bronzeada, é um oligoelemento importante para a saúde da pele devido ao seu efeito cicatrizante. Boas fontes dietéticas de zinco incluem os cereais integrais, queijos, mariscos (com destque para as ostras), frutos secos (especialmente pinhões e cajus), sementes, carnes vermelhas (vaca, cabrito e borrego) e leguminosas (feijão, grão, soja, tremoço, ervilhas, favas…).

Suplementos alimentares. Além das fontes alimentares de antioxidantes, ácidos gordos omega-3 e percursores de melanina, como o betacaroteno, pode sempre complementar a sua alimentação com um suplemento alimentar natural destes elementos que o(a) ajudarão a preparar a pele para a exposição solar e conquistar o desejado bronze saudável.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 3 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 4 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 4 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 4 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 5 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 5 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 5 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 6 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 6 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 6 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 7 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 7 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 7 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 8 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 9 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 9 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 9 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 10 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 10 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.