A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows ‘Eve ou All Hallows’ Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, em português.
O Halloween deriva de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2 mil chamado Samhain. O festival acontecia no Reino Unido, Irlanda e noroeste da França.
Samhain significa “fim do verão” e assinala o início do inverno. Acredita-se também que o Samhain celebra o início do ano celta – eles acreditavam que essa era uma época em que os mortos podiam andar entre os vivos.
A tradição de doces ou travessuras começou no Reino Unido e na Irlanda. As pessoas iam de casa em casa fazendo “souling” – encomendando pequenos pães chamados “bolos de alma” em troca de uma oração.
Os adultos também iam de porta em porta pedindo comida e bebida em troca de uma música ou dança.
As tradicionais abóboras esculpidas usadas como lanternas são o símbolo do Halloween. As pessoas na Irlanda e na Escócia usavam originalmente beterrabas ou nabos como lanternas no Halloween.
Uma lenda irlandesa diz que Jack-o’-lanterns têm o nome de um homem chamado Jack, que não podia ir ao céu, nem ao inferno e foi forçado a andar pela terra para sempre com apenas um carvão do inferno para acender a sua lanterna.
O nome Jack-o’-lantern também pode ser derivado do vigia noturno que acendia as lanternas das ruas todas as noites.
Imigrantes da Irlanda e da Escócia levaram o Halloween para a América do Norte no século XIX.