Partilhar

Pesquisa revela como serão os encontros amorosos no pós-pandemia

Conectar-se com outras pessoas é uma necessidade humana que ficou limitada com a chegada da pandemia e do distanciamento social.

13 Dezembro 2021
Sandra M. Pinto

Neste contexto, muitas pessoas encontraram nas aplicações de relacionamento uma alternativa para amenizar a solidão e ter algum tipo de interação durante esse período.

Uma pesquisa realizada pelo Tinder revelou que a forma da chamada Geração Z (entre os 18 e os 25 anos) lidar com os encontros virtuais está a mudar nos últimos anos e a pandemia acelerou ainda mais esse processo.

Os resultados da pesquisa mostram que o envolvimento social no Tinder registou um aumento significativo durante o período de isolamento social. De acordo com os dados recolhidos, a Geração Z passou mais tempo a conversar na plataforma, com 19% mais mensagens enviadas por dia em fevereiro de 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020.

As conversas também ficaram mais longas (32%), e as biografias foram atualizadas três vezes mais do que antes da pandemia com o objetivo de conseguir r um maior número de interações.

Além disso, o envolvimento dos utilizadores cresceu: foram 11% mais swipes (movimento de arrastar para lá ou para cá, filtrando os melhores perfis) e 42% mais matches (quando duas pessoas se gostam) por pessoa. De acordo com a pesquisa, os swipes bateram recorde atrás de recorde, alcançando o número de 3 mil milhões por dia mais de 130 vezes em 2020.

Um dos pontos surpreendentes revelado pela pesquisa foi que a Geração Z começou a conversar por vídeo. Devido às restrições impostas pela Covid-19, quase metade dos utilizadores interagiu com um match através da videochamada durante a pandemia, e 40% pretendem continuar a usar o recurso para conhecer pessoas.

A pesquisa mostrou algumas mudanças comportamentais que podem ser observadas na Geração Z e que dão pistas sobre o futuro das formas de lidar com um relacionamento.

#1 Honestidade e Autenticidade

De acordo com os dados, as pessoas serão mais honestas e autênticas. Isso porque a pandemia ajudou muitos a colocarem as coisas em perspectiva, levando os utilizadores a serem mais verdadeiros e vulneráveis em relação a quem são, aparência e o que estão a enfrentar. Nas biografias, por exemplo, houve um aumento de 31% no uso da palavra ansiedade.

#2 Limites mais claros

A pandemia trouxe o debate sobre os limites pessoais. Os membros utilizaram a biografia para deixar as expectativas bem claras e muitos conversaram sobre precauções de segurança antes de se encontrarem.

#3 Deixa acontecer naturalmente

Menções de frases como “vamos ver onde isto vai dar” e “aberto para” foram colocados nas biografias, mostrando que a tendência daqui para frente é que a próxima geração procure relacionamentos abertos às mais diversas possibilidades.

#4 Encontros digitais vieram para ficar

Como o contato com outras pessoas tornou-se algo perigoso em tempos de pandemia, a interação aconteceu à distância. Por isso, muitos encontraram alternativas criativas para realizarem encontros virtuais como jantares via vídeochamada ou pedidos de comida por aplicações de delivery. De acordo com a pesquisa do Tinder, os encontos virtuais podem ser mais leves e espontâneos, sem a pressão do ao vivo.

#5 O famoso primeiro encontro

No ano passado, a grande maioria das pessoas realizou um pré-encontro virtual antes de se conhecerem ao vivo e a cores. Com bares e restaurantes fechados – clássicos locais de primeiro encontro – os interessados escolheram atividades mais criativas e pessoais .

#6 O impacto do contato físico

A falta do toque devido ao distanciamento social foi fortemente observado no aplicativo, com biografias à procura de carinho e de afeto. O uso da palavra “abraço”, por exemplo, cresceu 23%, revelando o aumento da valorização dos pequenos contatos físicos na hora do encontro.

#7 Estar fisicamente perto

A pandemia de Covid-19 também trouxe muitas mudanças, seja aqueles que foram para novas cidades ou voltaram a morar com os pais. Com isso, muitos procuraram as aplicações de de relacionamento para conhecer pessoas novas e as menções de “mudança/mudei-me” na biografia aumentaram 28% em 2020.

#8 Amor reprimido?

A maior parte dos jovens da Geração Z passaram parte do ano com a família, forçados a “abandonar” a vida social devido à pandemia. Dessa forma, com a vacinação as pessoas querem sair mais, pois acreditam que a Covid-19 atrasou a sua vida amorosa.

 

Fonte: doutorjairo.uol

 

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 22 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 28 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 54 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 59 minutos

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.