Investigações mostram que eliminar certos alimentos e bebidas pode reduzir a gravidade dos sintomas em pessoas com artrite, além de melhorar sua qualidade de vida geral.
São eles:
- Açúcares adicionados – devemos sempre limitar o consumo de açúcar, mas especialmente quem sofre de tiver artrite. Estes açúcares encontram-se em doces, refrigerantes, gelados e molhos.
- Carnes processadas e vermelhas – dietas ricas em carnes processadas e vermelhas demonstram altos níveis de marcadores inflamatórios como interleucina-6 (IL-6), proteína C reativa (PCR) e homocisteína. Por outro lado, dietas à base de plantas que excluem a carne vermelha demonstraram melhorar os sintomas da artrite.
- Alimentos com glúten – o glúten é um grupo de proteínas do trigo, da cevada, do centeio e do triticale (um cruzamento entre trigo e centeio). Algumas pesquisas relacionam isso com o aumento da inflamação e sugerem que não consumir glúten pode aliviar os sintomas da artrite.
- Alimentos processados – aqui incluem-se fast food, cereais matinais, geralmente ricos em grãos refinados, açúcar adicionado, conservantes e outros ingredientes potencialmente inflamatórios, os quais podem piorar os sintomas da artrite.
- Álcool – como o álcool pode piorar os sintomas da artrite, qualquer pessoa com artrite inflamatória deve restringi-lo ou evitá-lo.
- Alimentos ricos em sal – cortar o sal pode ser uma boa opção para pessoas com artrite. Alimentos ricos em sal incluem camarão, sopa enlatada, pizza, certos queijos, carnes processadas e vários outros alimentos processados.