Usar saltos altos pode causar desconforto, podendo ser uma prova de coragem e esforço para as mulheres que os usam durante longas horas.
Mas se está preocupada porque com o uso dos saltos altos pode vir a sofrer de varizes, esqueça.
Por si só, os saltos altos não são inimigos da saúde das pernas, esclarecem os especialistas. .
O que acontece é que com o uso de saltos altos o bombeamento de sangue pelas veias é mais reduzido, o que leva a uma maior retenção do volume sanguíneo nos membros inferiores, que pode sobrecarregar as veias e favorecer o aparecimento de varizes.
As varizes são consideradas uma doença crénica, que piora progressivamente se não for tratada. Aparecem quando o vaso sanguíneo sofre alongamento e dilatação, perdendo o poder de retorno do sangue venoso ao coração.
Ao nível da sua origem, as varizes são causadas por:
- predisposição familiar;
- sedentarismo;
- obesidade;
- uso de hormonas.
Então, e pese embora o sapato de salto alto por si só não seja capaz de causar a doença, o seu uso diário por muito tempo pode dificultar a circulação sanguínea nas pernas, causando dor e inchaço.
O que fazer?
Os especialistas aconselham a que se vá variando o uso de saltos altos com outros mais baixos. O conforto desempenha aqui um papel essencial.
Nota importante:
Não existe cura para as varizes, mas há tratamentos, como cirurgias ou as injeções que são capazes de eliminar ou diminuir as varizes. Como nenhum procedimento médico é definitivo, é aconselhável sempre ter acompanhamento médico.