A Sociedade Americana de Ciências da Horticultura realizou um estudo onde verificou os efeitos das plantas em 90 pessoas durante o período pós-operatório e constatou que muitas delas são realmente eficientes a reduzir a dor e a ansiedade.
Uma das plantas que deu melhores resultados foi a lavanda, planta que é conhecida por reduzir a ansiedade e a insônia. Vinda da região do Mar Mediterrâneo, a lavanda bonita e tem um aroma com propriedades calmantes, daí ser tão eficaz a aliviar a ansiedade.
Por isso tenha-a em casa e sinta os efeitos benéficos.
A lavanda também pode ser utilizada para produzir óleos essenciais, que ajudam a reduzir a acne, o eczema ou a inflamação da pele. O óleo, segundo alguns estudos, também é bom para evitar a queda de cabelo.
Se pretende cultivar lavanda, a primeira coisa é comprar as plantas e transplantá-las para um espaço ensolarado e bem drenado, de preferência 3 a 4 semanas depois da última geada de inverno.
A segunda maneira é tirar as mudas de uma planta próspera entre maio e junho, plantá-las em vasos com uma mistura especial e, uma vez que elas enraízem, transplante-as para vasos maiores.