<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Árvore genológica e a sua importância

4 Julho 2022
Sandra M. Pinto

Já tem a sua?

A árvore genealógica é um instrumento que nos permite descrever e relacionar os membros de uma família de forma simples, mas deve ser ordenada cronologicamente.

A árvore genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que mostra dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses.

Criar uma árvore genealógica é a desculpa perfeita para envolver todos os membros de uma família e ajuda a fortalecer os laços intergeracionais.

Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, os seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até à  pessoa que se tem interesse.

Para montar a árvore genealógica é preciso primeiro descobrir de onde vieram os ancestrais de uma família, o que pode ser feito procurando a origem dos sobrenomes do pai e da mãe de uma pessoa.

Depois devem ser reunidos os seguintes dados:

  • Nome completo de todas as pessoas pesquisadas;
  • Data e local do nascimento das mesmas;
  • Certidão de casamento, constando data e local;
  • Certidão de óbito, constando data e local;
  • Informações gerais sobre cada indivíduo, como profissão, escolaridade, títulos especiais, história da família, origem do nome, do sobrenome e mais.

É importante separar a pesquisa de cada pessoa, por exemplo, do pai, da mãe, do avô paterno, do avô materno, da avó paterna, da avó materna, dos tios, das tias, primos, primas e sucessivamente.

Importa saber distinguir o que é fato e o que é mito familiar, pois existem pessoas que transmitem informações deturpadas sobre os outros.

Antes de começar a elaborar uma árvore genealógica, a coisa mais sensata a fazer é traçar um plano de trabalho. Pense até onde você quer ir: 3ª, 4ª, 5ª geração ou mais. Planeie quantas informações você deseja inserir, além de nomes e datas de nascimento e morte de cada parente.

Ao conhecer o histórico da sua família – realizações, aventuras e tradições – pode compreender detalhes sobre si mesmo. Na verdade, a história de uma família é também a história de cada um de seus membros.