<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe aquelas bolinhas brancas que aparecem na pele? Conheça o milium

18 Julho 2022
Sandra M. Pinto

Surgem do nada para se instalarem no rosto.

Está a ver aquelas bolinhas brancas sob os olhos que parecem espinhas, mas não são? O milium não rebentam, não inflamam e não causa dor.

Também conhecido como milium sebáceo caracteriza-se por pequenos quistos (de até 3 mm) no formato de bolinhas da cor branca ou levemente amareladas que surgem na superfície da pele.

São formados por queratina, que é a substância que compõe a superfície da epiderme, podendo ser confundidos com a acne.

Costumam aparecer nos olhos, no nariz e nas bochechas, mas podem desenvolver-se em qualquer parte do corpo.

O milium sebáceo é resultado da proliferação de células da epiderme dentro da derme, que é a camada mais profunda da pele, o que pode acontecer devido a uma tendência genética ou ao processo de cicatrização local.

Por exemplo, um tratamento de dermoabrasão, quando a pele é lixada e desgastada, pode desencadear um processo de formação de milium, assim como um tratamento que use laser.

Pessoas com pele oleosa, com maior tendência à oleosidade ou que fazem uso de produtos obstrutivos (como pomadas e cremes oleosos) também podem desenvolvê-los.

Da mesma forma como aparecem, o milium pode desaparecer de forma espontânea. Mas também podem ser removidas cirurgicamente, através de um procedimento simples feito com uma agulha bem delicada.