«Foi verificada a presença do vírus em ambas as amostras no início deste mês num laboratório no Senegal.», informaram as autoridades revelando que «a primeira morte foi de um homem de 26 anos internado a 26 de junho e que morreu no dia seguinte. O segundo caso foi um homem de 51 anos que deu entrada no hospital a 28 de junho e morreu no mesmo dia».
Não existe tratamento para o Marburg, sendo que os médicos aconselham a beber muita água, sendo que as taxas de mortalidade variaram de 24% a 88% em surtos anteriores, dependendo da cepa do vírus e do gerenciamento dos casos. As vacinas em reste estão na primeira fase de pesquisas.
«O vírus é transmitido às pessoas por morcegos e espalha entre os humanos através dos por fluidos corporais», informam os especialistas, «é uma doença grave, muitas vezes fatal, com sintomas como dor de cabeça, febre, dores musculares, vómitos de sangue e sangramento».
As autoridades do Gana pedem aos habitantes do país para que se mantenham longe dos sítios onde existem morcegos e que cozinhem bem todos os produtos feitos à base de carne antes de os consumir.