Em primeiro lugar verifique a data de validade do ovo. Pois é verdade, os ovos têm prazo de validade e convém saber qual é antes de os cozinhar.
Depois há várias formas de tentar perceber se o ovo está bom para ser consumido. Ora vejamos:
Coloque o ovo numa tigela com água fria e veja se ele flutua.
No interior dos ovos existe uma uma pequena bolsa de ar que, quanto mais tempo passa, mais ar entra pela casca e se instala dentro dela. Conforme isso ocorre, a bolsa expande-se e faz com que o ovo flutue mais.
Se o ovo afundar de lado na base do copo, ele está excelente para consumo. Se o ovo afundar de pé na base do copo, já passou do pico, entretanto ainda pode ser consumido com segurança. Mas se o ovo flutuar, ele não está fresco.
Segure o ovo ao pé do ouvido e abane-o
A medida que vai envelhecendo, a humidade e o dióxido de carbono escapam pela casca do ovo. A clara e a gema começam a secar e a encolher. A bolsa de ar interna expande-se dentro do ovo. Uma bolsa de ar maior dá mais espaço para o conteúdo se mover dentro da casca, emitindo um som de líquido a mover-se. Se o ovo emitir sons ao ser abanado, significa que não está fresco.
Parta o ovo num prato para verificar a qualidade da clara e da gema
O bom estado do ovo será menor conforme ele envelhece, de modo o conteúdo não se mantem tão unido com o passar do tempo.
Se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho. Se a gema se mexer com facilidade significa que o ovo está a envelhecer. Se a clara estiver grossa indica que o ovo está bastante fresco. Uma clara muito transparente significa que o ovo está velho, porém, ainda pode ser consumida.