É fundamental para o conforto, sendo que pode ser composta por lençóis finos, lençóis de elástico, edredons, cobertores e fronhas. Antes de comprar a roupa para a sua cama tenha em atenção de que material é feita.
Ao escolher a melhor tenha em atenção se sofre de alguma alergia ou problema respiratório como a asma. Depois tenha em vista o máximo conforto.
A roupa de cama de algodão 100% (de preferência orgânico) é uma das melhores opções eco-friendly, pois é um produto totalmente vegetal, sendo que o algodão é macio, confortável e dura bastante tempo.
A fibra de bambu é usada para o preenchimento das almofadas. Confortáveis e sustentáveis, possuem microfuros de ventilação que permitem um conforto térmico ao usuário.
Apesar da roupa de cama de seda ter uma textura única, o seu uso não é recomendado para quem quer manter uma vida mais sustentável.
O preenchimento de almofadas pode ser feito com penas de aves como o ganso e o pato. Esta opção natural é má para quem sofre de alergia, estando diretamente ligadas ao agravamento em casos de asma e outras condições respiratórias.
A roupa de cama de fibra oca é feita com fibras que têm um espaço entre os nós. O espaço “oco” entre a fibra ajuda a manter a roupa de cama respirável, o que a torna num produto mais durável que outras roupas de cama de preenchimento sintético.
A roupa de cama de microfibra tem fibras muito finas, com o intuito de serem mais fortes. Elas não tem um espaço oco e oferecem maior calor ao usuário. A roupa de cama de microfibra sintética é mais leve e fina, e pode ser usada no preenchimento de edredões e de travesseiros.