Fala-se em três intensidades: leve, moderada e vigorosa. Regra geral, um exercício mais intenso provoca uma maior perceção de esforço. Isso acontece pois há um aumento dos batimentos cardíacos e a respiração fica mais forte.
Leve
Exige pouco esforço físico. Ao praticar atividades leves é comum sentir uma pequena elevação dos batimentos cardíacos e da respiração.
Pensando numa escala de zero a 10, a perceção de esforço para atividades dessa intensidade fica entre um e quatro. Se pratica uma atividade física que lhe permite conversar normalmente, provavelmente trata-se de um movimento de intensidade leve.
Moderada
Considerando essa mesma escala de zero a 10, a perceção de esforço de uma atividade moderada fica entre cinco e seis. Nela, a respiração fica mais rápida do que o normal e também se percebe um aumento maior dos batimentos cardíacos.
Uma atividade moderada até permite que se consiga conversar enquanto realiza a atividade, mas com certa dificuldade.
Vigorosa
Praticar exercícios físicos neste nível de intensidade exige um grande esforço. A respiração e os batimentos cardíacos irão aumentar ainda mais e a perceção de esforço fica entre sete e oito.
Provavelmente não conseguirá conversar durante uma prática da atividade física vigorosa.
O que diz a Organização Mundial de Saúde?
Considerando esses três níveis de intensidade, a Organização Mundial de Saúde faz algumas recomendações:
intensidade moderada: adultos realizem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica semanalmente;
intensidade vigorosa: pelo menos de 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa, ou mesmo uma combinação equivalente de exercícios moderados e vigorosos.
Tudo depende de questões individuais, idade e tipo de exercícios. Além disso, é recomendado tornar-se mais ativo aumentando não apenas na prática de exercícios físicos, mas também da atividade física.
Atividade física é qualquer movimento realizado que demande energia, enquanto o exercício é um movimento planeado, como a prática de algum desporto. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.