Viciado em açúcar? Saiba quando parar e conheça os sinais mais preocupantes

Perceba a forma como este ingrediente pode estar a destruir a sua saúde.

Todos sabemos que o açúcar é um ingrediente perigoso para o nosso bem-estar. Sobretudo quando se encontra no seu estado mais refinado o consumo excessivo deste ingrediente pode contribuir para inúmeros problemas de saúde – tais como a obesidade, diabetes ou doença dos ossos.

No entanto, muitos continuam a ignorar as consequências mais negativas do seu consumo devido ao sabor irresistível. A nossa sociedade encontra-se “viciada” neste tipo de produtos açucarados que oferecem um prazer instantâneo.

O problema é que, como muitos estudos indicam, este consumo excessivo de açúcar pode ser responsável por milhares de mortes todos os anos. As células cancerígenas alimentam-se deste tipo de ingrediente para acelerar o seu crescimento. O nosso corpo fica mais desidratado e inflamado. O risco de doença cardíaca aumenta.

Infelizmente a verdade é que interromper o consumo de açúcar pode ser um verdadeiro desafio. Alguns especialistas acreditam que esta substância é potencialmente bem mais viciante do que a cocaína, por exemplo. De resto, o nosso corpo oferece sinais sempre que está na hora de minimizar este consumo.

Caso verifique alguns destes principais sintomas, então está na altura de considerar reduzir drasticamente o seu consumo de açúcar de forma a proteger o seu organismo e bem-estar.

 

  1. Alterações de humor

O açúcar pode ser responsável por nos fazer sentir mais tristes ou irritados. Uma dieta caracterizada por um consumo excessivo de açúcar irá estimular este tipo de alterações de humor devido aos “picos” de níveis de glucose na corrente sanguínea. Isto acontece porque o açúcar é absorvido muito mais rapidamente do que outros tipos de ingredientes, resultando num pico súbito de energia que depois é precedido de uma quebra considerável. Ao limitar o consumo de açúcar irá conseguir controlar mais facilmente o seu equilíbrio emocional.

 

  1. Acne

Pode até acreditar que já ultrapassou a fase e idade associada a este problema de pele, todavia o consumo excessivo de açúcar pode provocar desequilíbrios hormonais que se manifestam, por exemplo, através de problemas de pele como a acne. Mal reduzir o seu consumo de açúcar irá conseguir confirmar os resultados positivos.

 

  1. Dores de cabeça

Um pico de energia e subsequente quebra poderá resultar numa situação de hiperglicemia. Um dos sintomas mais associados a esta situação passa por uma maior frequência de dores de cabeça e enxaquecas.

 

  1. Incapacidade de perder peso

Se continua a seguir um regime intenso e rígido de exercício físico, mas não consegue reduzir o seu peso corporal, então está na altura de minimizar o seu consumo de açúcar. Ao ingerimos constantemente este ingrediente estaremos a impossibilitar que o corpo “ataque” as reservas de açúcar.

 

  1. Desequilíbrio hormonal

Especialmente para as mulheres, uma dieta excessiva em açucares pode estar associada a diversos problemas hormonais. Nomeadamente nos casos de síndrome do ovário policístico, tanto o stress como consumo excessivo de açúcar são considerados fatores de risco. Uma das formas mais eficazes de controlar os sintomas mais negativos deste problema médico, passa pelo cumprir de um regime alimentar mais equilibrado e saudável.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...