Saltar à corda é um exercício aeróbico completo, pois exercita todo o corpo. Ao saltar constantemente, vai conseguir manter o corpo em forma e saudável. Só precisará de aprender técnicas e tipos de pulos.
Tonifica os músculos
Os saltos podem melhorar o tônus muscular das pernas e toda a parte inferior do corpo. É comum sentir algumas dores nas pernas nos primeiros dias, e isso ocorre porque todos os músculos estão a realizar o trabalho necessário para executar o exercício por completo. Em poucos poderá notar que os seus músculos já se adaptaram aos pulos, tornam-se maiores e mais fortes se comparados ao período inicial.
Melhora a densidade óssea
Pode não ser um problema atual, mas por que não evitar consequências futuras na sua estrutura óssea? Saltar à corda pode contribuir para a saúde dos ossos, melhorando a sua composição, estrutura e densidade.
Melhora a circulação sanguínea
O movimento gerado quando pulamos beneficia diretamente o sistema circulatório. O coração trabalha para cumprir o bombeamento do sangue para todo o corpo de maneira eficaz. Igualmente, fá-lo circular pelas artérias, o que diminui o risco de sofrer um enfarto ou uma paragem cardíaca.
Melhora a saúde cardiovascular
O exercício, com o tempo, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso, enquanto aumenta o consumo de oxigénio do corpo.
Desenvolve a capacidade pulmonar
Os pulmões serão mais eficientes, facilitando a respiração e evitando doenças respiratórias. Saltar à corda aumenta a resistência física.
Elimina toxinas
Quando opta por este exercício, expulsa as toxinas do corpo através do suor. Isto permite que as células se regenerem e que funcionem de forma adequada.
Ajuda no emagrecimento
É um exercício bastante completo, pois trabalha o corpo todo de uma só vez, além de ser uma ótima opção de cardiorrespiratório.