Estudos comprovam que pessoas que interagem com telemóvel enquanto comem têm 20% de aumento calórico. Isso porque fazer as duas coisas ao mesmo tempo “distrai” o cérebro e o órgão não recebe a informação por completo de que a pessoa está a alimenta-se.
Além de ser mais calórico, comer enquanto se distrai no telemóvel pode causar uma mastigação pobre ou incompleta. Com isso, o estômago é sobrecarregado, tendo que fazer um esforço maior para digerir o alimento e podendo causar desconforto e dores abdominais, além de problemas maiores, como prisão de ventre.
Uma investigação realizada por cientistas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá e publicada no Journal of Experimental Social Psychology indica que «quem fica muito tempo entretido no smartphone acaba por não aproveitar nem o momento nem a companhia à refeição».
Outros aparelhos eletrónicos também podem atrapalhar o momento da refeição. O constante uso da TV e do computador, por exemplo, desfoca a atenção do que realmente importa: o seu prato.