Abraçar é importante para o bem-estar porque ativa diretamente as regiões temporais e frontais do cérebro, que estão ligadas ao prazer. Durante o abraço, o cérebro liberta dopamina e serotonina, as hormonas que provocam essa sensação.
Abraçar estreita as relações entre as pessoas e promove a empatia. Mas é também um aliado no combate ao stress. Investigações referem que o abraço diminui os níveis de algumas hormonas relacionadas com o stress, pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e o risco de doenças cardíacas.
Mas há mais…
Outros estudos demonstram que o abraço gera um aumento de oxitocina a qual faz com que a pessoa queira ser cada vez mais abraçada por se sentir bem.
O resultado?
Quanto mais a pessoa é abraçada, menos stressada ela fica e mais abraços vai querer, criando um círculo virtuoso e encorajando este hábito saudável.
Ao receber um abraço, a pessoa sente-se acolhida e, mesmo nos casos de depressão, em que ela não vê mais saída, é possível que esse quadro se reverta e a pessoa se sinta mais forte para lutar pela sua vida.