A alopécia areata é uma doença caracterizada por uma queda de cabelo rápida, que normalmente ocorre na cabeça, mas que também pode acontecer noutras regiões do corpo que tenham pelos, como sobrancelhas, barba, pernas e braços. Em casos raros, pode acontecer uma queda do cabelo no corpo inteiro, é chamada de alopécia areata universal.
A alopécia areata não tem cura e o seu tratamento depende da gravidade da queda capilar, mas normalmente é feito com injeções e pomadas que são aplicadas no couro cabeludo para estimular o crescimento de cabelo, sendo importante que o tratamento seja orientado pelo dermatologista.
As causas da alopécia areata são desconhecidas, porém acredita-se que seja uma situação multifatorial que pode estar relacionada com alguns fatores, como:
Fatores genéticos;
Doenças autoimunes, como vitiligo e lúpus;
Stress;
Ansiedade;
Alterações na tireoide.
É importante que a causa seja identificada, pois assim é possível iniciar o tratamento, o que pode aliviar os sintomas e favorecer o crescimento do pelo.
A escolha do tratamento deve ser feita pelo dermatologista:
Injeções de cortisona: são aplicada uma vez por mês na área onde houve a queda de cabelo.
Minoxidil tópico: loção líquida que deve ser aplicada 2 vezes por dia na região com perda de cabelo.
Antralina: vendida na forma de creme ou pomada, deve ser aplicada na região afetada, podendo causar alterações na cor da pele.