O Doutor Finanças lançou o seu mais recente livro – Ganhar, Poupar, Investir -, num momento em que se assinala, em simultâneo, o mês da Poupança e o 8.º aniversário da empresa (31 de outubro).
Da autoria de Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, o livro que já se encontra em pré-venda, chega às bancas no dia 3 de novembro, surgindo num momento de incerteza e de muitas dúvidas para os portugueses, uma vez que assistimos à subida dos preços da generalidade dos bens de consumo e serviços e ao aumento das taxas de juro.
“Numa altura em que Portugal continua na cauda da Europa no que à literacia financeira diz respeito, é cada vez mais premente apostar no pilar do conhecimento. Na nossa opinião, a melhor forma de ajudarmos as pessoas é partilhando informação real e fundamentada, bem como ferramentas que lhes permitam perceber todas as soluções que têm à sua disposição, e todas as possíveis consequências das suas decisões. Saber que quando tomamos uma determinada decisão haverá uma determinada consequência, boa ou má, é fundamental para a nossa liberdade. E a nossa liberdade começa quando percebemos como está a saúde das nossas finanças”, sublinha Sara Antunes, Diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças.
Para a responsável, o livro é também o resultado do contributo de cada um dos “Doutores” que todos os dias procuram e partilham soluções e estratégias para ajudar clientes, parceiros e leitores. Este é mais um veículo, além do portal do Doutor Finanças, que inclui diversos artigos, ferramentas e simuladores úteis, para ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras. O objetivo do livro é, assim, demonstrar, que ao nível da gestão das finanças pessoais e familiares, existe muito que pode ser feito, podendo representar, naturalmente, uma poupança significativa no curto, médio e longo prazo.
Em Ganhar, Poupar, Investir, são abordados temas como: Rendimentos, respetivos impostos e formas de poupança; Formas de obter rendimento extra; IRS e como maximizar o reembolso; a Relação com o banco; a importância da poupança doméstica, de criar fundo de emergência, de rentabilizar poupança e investir; Como comprar ou arrendar casa; Seguros; Como escolher o melhor crédito; e a questão das crianças e do dinheiro, uma vez que os nossos hábitos financeiros, começam indiscutivelmente na infância. Aliás, neste domínio, da literacia financeira infantil, o Doutor Finanças tem dado cartas, através do livro “Doutor Finanças e a Bata Mágica” e, mais recentemente, da adaptação do livro para peça de teatro, que foi levada a cena pelo Teatro Independente de Oeiras.