Começar a fazer exercício é uma decisão que pode mudar completamente a sua vida. Praticar exercícios aos 50 anos é tão importante e traz tantos benefícios quanto em qualquer outra fase da vida.
É importante, antes de começar, consultar um médico para fazer um check-up e verificar se está tudo ok com a saúde. Essa consulta é fundamental para que o profissional de educação física montar um plano de atividades mais adequado para responder às necessidades.
Exercícios aos 50 anos: qual o melhor?
O melhor exercício é aquele com o qual a pessoa possui afinidade e sinta prazer ao praticar. Esse momento tem de ser agradável e não massacrante, ou seja, não adianta nada fazer o exercício que um amigo indicou e não se adaptar. No entanto, exercícios aos 50 anos de força e resistência têm uma importância fundamental na manutenção da qualidade de vida.
Musculação, ginástica localizada, pilates e treinamento funcional, são alguns exemplos de atividades que irão promover a melhoria na força e resistência muscular. Como em qualquer outra idade, para começar a fazer exercícios aos 50 anos, a recomendação é que comece aos poucos, e conforme o corpo for se adaptando, pode aumentar a carga.
Benefícios de se manter ativo
A atividade física promove centenas de benefícios à saúde. Os efeitos dos exercícios ocorrem em todas as estruturas, órgãos e sistemas do organismo, como a melhoria do controle da tensão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, da composição corporal, da força e da resistência dos músculos, da integridade dos ossos, da capacidade pulmonar, da oxigenação dos tecidos, na produção de neurônios e muitos outros benefícios que retardam o envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas.
Para praticar qualquer atividade física, é importante que não esteja de estômago vazio. O ideal é que se alimente pelo menos uma hora antes de iniciar o treino.
Mas o que comer?
Priorize carboidratos complexos como cereais integrais (granola, aveia), batata doce, massas integrais e frutas.