Tudo começa quando o Pai Natal chega a Bragança (quarta-feira, 1 de dezembro, às 16h45) no seu trenó, vindo diretamente da Lapónia. No desfile (desde a Praça Professor Cavaleiro de Ferreira até à casa do Pai Natal, na Praça Camões), miúdos e graúdos poderão participar numa festa épica, com música, luz, duendes, bonecos de neve, esquimós e muitas outras figuras de animação
A partir deste dia a Praça Camões e a Praça da Sé, em pleno Centro Histórico, assumem-se como o epicentro das iniciativas do “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, onde a pista de gelo natural coberta de 300 m2 com funtrack e a iluminação de Natal são protagonistas. A Casa do Pai Natal, onde o simpático barbudo acolhe os desejos dos mais pequeninos, o comboio, o carrossel, a roda e o baloiço, também prometem muita diversão.
O Presépio ao Vivo e as Bancas de Natal em plena Praça da Sé são, também, bons motivos para uns dias de pausa em Bragança, aproveitando, também, para a degustação da rica gastronomia local. Já agora, não se esqueça de colocar na agenda os Contos de Natal, as Peças de Teatro e as Oficinas Criativas, onde os mais pequenos podem colocar a mão na massa e aprender a fazer biscoitos.
Os Concertos de Natal também enriquecem o vasto programa de animação e vão ajudar a espalhar o espírito natalício um pouco por toda a cidade. A destacar as atuações das Bandas de Música de Pinela e de Izeda e as atuações do Conservatório de Música e Dança de Bragança, do Coral Brigantino e da Banda Filarmónica de Bragança.
A solidariedade também faz parte do “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, com diversas iniciativas, tais como: “Trail Urbano Solidário”, “Natal a Pedalar Solidário”, “CãoMinhada Solidária” e o “Desfile Solidário de Carros Clássicos”.