Partilhar

Quer ser mais produtivo no trabalho? Siga estas dicas

Um dia de trabalho poderá parecer muito curto para a quantidade de tarefas que o ocupam.

8 Março 2023
Sandra M. Pinto

Face a este desafio é possível acrescentar horas ao horário de trabalho (podendo a vida pessoal ficar comprometida) ou, então, trabalhar de forma mais produtiva. Na verdade, trabalhar muitas horas e fazer “noitadas”, são atitudes, muitas vezes, inimigas da produtividade e que podem levar a fenómenos como o burnout, como indicam alguns estudos. Neste contexto o Urban Sports Club apresenta algumas dicas para tornar um dia de trabalho mais produtivo.

 

  1. Prazos autoimpostos

As tarefas sem prazo, também chamadas de ongoings, correm muitas vezes o risco de serem deixadas para segundo plano e de representarem uma carga acrescida de trabalho na hora de as entregar. Por isso, é muito útil impor prazos a estas tarefas para que o restante volume de trabalho, mais urgente, possa ser organizado de forma a não esquecer aquilo que momentaneamente é “menos importante”.

  1. Desligar as notificações

Sobretudo as que vêm de fora do contexto profissional e que não são essenciais ou urgentes da esfera pessoal. Num mundo em que estamos permanentemente conectados, uma notificação do WhatsApp, por exemplo, pode representar uma grande quebra de produtividade. Não apenas pela notificação em si, mas pelo que regularmente vem a seguir: um update do que se passa nos vários grupos e scrolling nas redes sociais. Por essa razão, desligar durante várias horas as notificações do telemóvel, será um passo muito útil para realizar tarefas com o mínimo de distrações possível.

  1. Evitar as reuniões desnecessárias

Limitar o número de reuniões existentes e, também, o número de pessoas que as frequenta é uma boa estratégia para aumentar a produtividade. É muito comum perder-se muito tempo em reuniões intermináveis com questões que facilmente poderiam ter sido resolvidas através de um e-mail. Se a reunião for absolutamente necessária e urgente, deve ter uma agenda clara e com um tempo limite, para que seja possível ir direto aos assuntos que se querem ver resolvidos.

  1. OnetaskingO recurso cada vez mais frequente a videochamadas trouxe consigo o lado negro do multitasking, onde muitas vezes se aproveitam reuniões para avançar com outras coisas, levando a que nenhuma das tarefas seja feita de forma eficiente. Vários estudos mostram que o multitasking pode afetar negativamente a produtividade em até 40%. Por essa razão, e para bem da produtividade, deve ser dada preferência à realização de uma tarefa de cada vez.

 

  1. PlaneamentoUm planeamento adequado e realista é decisivo para um dia verdadeiramente produtivo. Pode ser, também, uma ótima ideia estabelecer diariamente, por ordem de prioridade, objetivos a serem cumpridos. Mesmo que o dia traga uma boa dose de imprevisibilidade (o que é bastante comum), planear é sempre importante, e pode ser feito através de muitas aplicações e plataformas que ajudam a fazê-lo de forma eficaz.
  1. Fazer desporto

Muitos estudos comprovam que o exercício físico tem um impacto direto no aumento da capacidade cognitiva do cérebro, com consequências na capacidade de adaptação e resolução de problemas, memória e criatividade. Por isso, incluir a atividade física num dia de trabalho, quer seja logo de manhã ou durante a hora de almoço, é uma prática que promete fazer maravilhas pela produtividade.

 

  1. Fazer pausas regulares

Esta prática é de extrema importância para quem quer ser mais produtivo, sobretudo em dias de maior stress. Parece contraditório, mas na verdade, fazer pequena pausas regulares tem benefícios como o alívio do stress, melhorias na concentração e atenção, para além de que ajudam a contrariar o sedentarismo. Por cada 90 minutos de trabalho devem ser feitas pausas de 10-15 minutos que permitam desligar momentaneamente do trabalho e pensar noutros assuntos.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 13 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 14 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 15 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 16 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 17 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 18 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 19 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.