Quando dormimos o nosso corpo não desliga completamente, permanecendo relativamente alerta.
Isso significa que é perfeitamente normal mudar de posição durante o sono, para evitar alguns problemas que podem surgir ao permanecer imóvel por um período prolongado.
Essa necessidade de mudança explica o porquê de pessoas que estão em repouso absoluto, sem se mover, terem a posição alterada para estimular o fluxo sanguíneo em diferentes áreas e evitar as úlceras de pressão.
Ao dormir, continuamos a receber sinais dos recetores de dores, pelo que é natural que as pessoas se movimentem para encontrarem uma posição mais confortável.
Como possuímos diferentes fases do sono, essa dinâmica comporta-se de formas que variam de pessoa para pessoa. regra geral, pode-se dizer que são divididas em duas grandes fases:
- durante o sono não-REM, que é mais leve, ocorre a redução da temperatura corporal e do ritmo cardíaco até o início do sono profundo.
- durante o sono REM, ocorre intensa atividade cerebral e há a fixação da memória, transformando em aprendizagem tudo aquilo que processamos durante o dia.