A comunidade digital Street Art Cities publicou o ranking mundial com os 100 melhores murais de arte urbana de 2022.
Dele fazem parte 92 cidades de 30 países diferentes. Portugal aparece na lista com a obra “The Language of Flowers” da artista Jacqueline de Montaigne.
É verdade: um dos murais de arte urbana mais bonitos do mundo fica em Lisboa, bem perto da Rua de São Bento.
Com 14 metros de altura, o mural “The Language of Flowers” celebra a prática vitoriana da floriografia, uma espécie de comunicação enigmática que expressa significados ocultos na forma de flores.
A floriografia é esta forma antiga de criptografia que utiliza as flores para comunicar uma mensagem. Foi muito popular na Inglaterra vitoriana e serviu de inspiração à artista anglo-portuguesa Jacqueline de Montaigne, que trouxe a floriografia para um contexto mais moderno, o da arte urbana, no mural que agora pintou no Largo Hintze Ribeiro.
Tendo sido promovido pela Because Art Matters, a realização da obra teve o apoio da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.
Em “The Language of Flowers”, Jacqueline de Montaigne explica o significado de vários tipos de flores: a Dália representa o compromisso; a Orquídea o amor eterno; a Rosa o amor; ou as Camélias que evocam a saudade.