«A maioria é self-made», diz a Forbes, mas «outros como Bernard Arnault e Rupert Murdoch tiveram um pouco mais de sorte, mas expandiram as suas fortunas e criaram impérios nos respetivos setores».
«Muitos bilionários detêm grande parte de seu património líquido nas ações da empresa que fundaram», refere a Forbes, «à medida que o preço das ações se move, a fortuna também».
«Em março de 2021, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, era a quinta pessoa mais rica do mundo, desde então, as ações do Facebook (rebatizado como Meta) caíram mais de 40%; e Zuckerberg saiu do top 10 dos mais ricos e em 31 de janeiro de 2023 ocupava a 23ª posição», relembra a Forbes.
«O indiano Gautam Adani ultrapassou Mukesh Ambani para se tornar a pessoa mais rica da Ásia em fevereiro de 2022», é referido, «até metade de janeiro, Adani era a terceira pessoa mais rica do mundo».
Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo?
1. Bernard Arnault
2. Elon Musk
3. Jeff Bezos
4. Larry Ellison
5. Warren Buffett
6. Bill Gates
7. Carlos Slim
8. Larry Page
9. Mukesh Ambani
10. Sergey Brin
Bernard Arnault
Património líquido: US$ 213,7 mil milhões
Fonte: LVMH/ bens de luxo
Idade: 73
Residência: Paris
Cidadania: França
Bernard Arnault é CEO e presidente da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo, com cerca de 70 marcas de moda e cosméticos. Entre as mais notáveis: Louis Vuitton, Christian Dior, Moet & Chandon e Sephora. Em janeiro de 2021, a LVMH adquiriu a joalheria Tiffany & Co.
O pai de Arnault ganhou milhões no ramo da construção.
Quatro dos cinco filhos de Arnault trabalham em partes do império LVMH.
Em janeiro de 2023, Arnault nomeou sua filha Delphine para dirigir a Dior, a segunda maior marca do grupo.